A aposentadoria é um dos temas fundamentais tratados pela Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) em nova reunião do Projeto “A Previdência É Nossa”, nesta sexta-feira, 4. O objetivo geral do projeto é compartilhar informações sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) a servidores efetivos municipais.
Reunidos no auditório de uma faculdade particular, no bairro de Nazaré, servidores da Guarda Municipal de Belém assistiram às palestras realizadas pela Coordenadora de Previdência e pela própria Presidente do IPMB. Foi o décimo sexto encontro promovido pela entidade previdenciária, dentro do projeto iniciado em abril deste ano, tendo por público os servidores de todas as secretarias, fundações e autarquias municipais de Belém.
Na abertura do evento, a assistente social Heloísa Pinto falou sobre a dinâmica do Projeto.
Em seguida, a coordenadora previdenciária do Instituto, Sílvia Salazar, apresentou informações sobre a história da Previdência Municipal e sobre a extinção do antigo IPAMB, em 2017, quando foram criados o IPMB e o IASB (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém).
A seguir, a presidente do IPMB, Edna D’Araújo, apresentou aos servidores o atual cenário da Previdência, por meio da exposição de números referentes às finanças do RPPS.
Dados – Entre os dados estão gastos com folha de pagamento de aposentados e pensionistas; arrecadação para pagamento dos benefícios previdenciários; aporte financeiro do ente municipal; quantitativo de segurados e saldo do Fundo Previdenciário, entre outros.
“Esse projeto visa a democratizar as informações e fazer com que o servidor se aperceba da importância do IPMB o quanto antes e não apenas à época de se aposentar”, destacou Edna. “Eu mesma, enquanto servidora efetiva do Instituto, antes de assumir a presidência não tinha toda a dimensão das contas da Previdência Municipal”.
Ao final da palestra, a presidente Edna D’Araújo abriu espaço para esclarecer dúvidas e apresentou um vídeo sobre o aplicativo de celular “Meu RPPS”, onde constam diversos serviços digitais destinados aos servidores efetivos, aposentados e pensionistas.
O encontro contou com as presenças de representantes da Federação Paraense dos Guardas Municipais (Fepeguam), tendo à frente o presidente da entidade, Esaú Araújo; do Sindicato dos Guardas Municipais de Belém (Sigbem), sob a coordenação de seu presidente, Wagner Moura; e da Associação dos Guardas Municipais de Belém (Agembe), tendo à frente o presidente da entidade, Cristiano Bendelack.
O inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, avaliou de forma positiva o projeto. “Parabenizo a presidência do Instituto pela coragem de sair das quatro paredes e ir até o servidor para dar explicações que todos nós precisávamos, desde a forma como a Previdência Municipal funciona até sobre a realidade de cada servidor”, ressaltou Joel.
O inspetor Élcio Vale Moraes destacou que, em 25 anos de serviço público na GMB, ainda não tinha visto na administração municipal de Belém uma iniciativa de mostrar a realidade da Previdência aos servidores efetivos. “A gente não tinha acesso a muitas informações sobre a gestão da Previdência, o que gerava muita especulação na tropa. Parabenizo as palestrantes pela iniciativa de vir conversar (com o servidor) e buscar soluções”, comentou Élcio.
Texto: