A escolta e a proteção da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante as visitas às instituições e comunidades católicas na Região Metropolitana de Belém são a missão diária de oito guardas municipais motorizados do grupamento Ronda da Capital (Rondac). O serviço de “guardiões” da peregrinação é uma ação voluntária da Prefeitura de Belém, realizada pela Guarda Municipal há 15 anos.
Os motopatrulheiros da GMB garantem a fluidez do trânsito, com o fechamento momentâneo das vias e proteção nos deslocamentos de uma visita para outra, resguardando a retaguarda, a frente e as laterais do veículo que conduz a imagem da peregrina, com honras de chefe de Estado.
Segundo o chefe de gabinete da Guarda Municipal de Belém, inspetor Regivaldo Velasco, a GMB é referência no trabalho de pronta resposta e em escolta de autoridades.
“Há 15 anos que participamos exclusivamente e ativamente deste serviço grandioso e cheio de emoção. É um compromisso da corporação com a diretoria do Círio”, declara.
Comprometimento
Para o guarda municipal Victor Johann Gusmão, que participa há 11 anos da escolta da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, o entrosamento e o treinamento dos guardas municipais que atuam nessa missão são o segredo para o bom andamento do serviço, visto que são muitas horas em cima de uma moto, junto com a tensão do trânsito e a emoção de salvaguardar a imagem.
“São em média 12 horas de serviço com 14 visitas e a sensação. Apesar do cansaço, de trabalhar na escolta da peregrina é indescritível, é uma honra fazer parte da maior festa religiosa do Brasil e sentir em cada canto visitado a emoção e o calor dos fiéis”, disse o guarda municipal Gusmão.
Devoto de Nossa Senhora de Nazaré, o guarda municipal Elton Souza, um dos motopatrulheiros, destaca que acompanhar a imagem peregrina é receber a bênção da protetora e renovar a fé diariamente.
Ele revela um momento muito importante na sua trajetória como protetor da peregrina. “Este ano, durante a visita a uma comunidade católica, tive a oportunidade de segurar e apresentar a imagem da peregrina aos fiéis. Momento único, totalmente de amor e devoção”, relata o guarda municipal, que, há sete anos, realiza o serviço de resguardar a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
Texto: