A Guarda Municipal de Belém (GMB), com apoio da Polícia Militar, vai garantir a segurança do público que irá prestigiar a programação da I Bienal de Artes e o IV Festival de Música Brasileira. A programação principal da Bienal se inicia nesta terça-feira, 20, e segue até domingo, 25.
Descentralização – Os eventos, todos gratuitos, reúnem os mais diversos segmentos culturais. A programação será realizada, de forma descentralizada, em logradouros públicos e privados dos distritos de Belém.
Contingente – De acordo com a Divisão de Operações (DOP), a GMB vai disponibilizar um total de 340 guardas municipais do grupamento Operacional e Tático. Serão cerca de 60 agentes municipais por noite, durante os seis dias de festival.
Os guardas estarão distribuídos por todos os locais dos eventos, fazendo patrulhamento interno e nas adjacências, a pé e por viaturas e motos.
Estratégia – “A Guarda estará empregada com seu efetivo e apoio da PM, durante toda a programação do festival. Os guardas serão alocados, estrategicamente, de acordo com o volume de público, nas praças, prédios públicos e privados”, explicou o inspetor-chefe da Divisão de Operações, Carlos Siqueira.
Esquema – Na Aldeia Cabana, onde serão realizados os shows nacionais e atrações locais, o efetivo empregado será de 30 guardas municipais e cinco viaturas, que serão alocados em toda a extensão do evento, realizando rondas a pé e por viaturas, no entorno. O espaço também conta com uma câmera de monitoramento de 360°, que será monitorada na sala do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) da GMB.
Já no Memorial dos Povos / Palacete Bolonha, o efetivo empregado será de três guardas municipais do operacional e uma viatura.
O palco anfiteatro da Praça da República e o Teatro Waldemar Henrique vão receber reforço de 10 guardas, durante os seis dias.
Também haverá rondas preventivas a pé e por viaturas na Praça Benedito Monteiro, no Guamá. No Complexo turístico do Ver- O- Rio, Mercado de São Brás e nas estações do BRT, Mangueirão e São Brás, cinco guardas e uma viaturas darão suporte de segurança.
Os distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro recebem a segurança dos guardas municipais das inspetorias distritais.
Integração – O inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, ressalta que a segurança foi montada para trazer tranquilidade. “A integração vai fazer a diferença, com a perspectiva de proporcionar à população um festival extremamente seguro. O objetivo é a prevenção, para que não tenhamos nenhuma ocorrência de grande gravidade”, ressaltou Joel Monteiro.
Confira a programação da I Bienal de Artes.
Texto: