GUAMÁ,297 ANOS

• Atualizado há 3 meses ago

Guarda Municipal garantiu a segurança nos festejos de aniversário do Guamá

Entre as ações realizadas pela Prefeitura de Belém durante as comemorações pelo aniversário de 297 anos do bairro do Guamá, a segurança teve atenção especial,com a atuação da Guarda Municipal no evento que atraiu um grande público à praça Frei Daniel, na travessa Guerra Passos, onde neste sábado, 08, foram oferecidos diversos serviços de cidadania à população.

A atuação da Guarda Municipal de Belém na programação ocorreu por meio dos grupamentos Ações Táticas com Cães Atac), Divisão de Operações (DOP) e do Distrito Administrativo do Guamá (Dagua), com foco na proteção dos participantes ao longo do evento.

115 guardas municipais atuam no bairro do Guamá

Com aproximadamente 100 mil habitantes, de acordo com o IBGE 2022, o bairro do Guamá conta com um efetivo de mais de 100 guardas municipais, distribuídos estrategicamente para a segurança da população. Diariamente, 29 agentes realizam rondas e atuam em pontos fixos, com presença constante na praça Princesa Isabel, no PSM Dr. Humberto Maradei Pereira e em diversas ruas do bairro, fortalecendo a proteção por meio de ações preventivas e patrulhamento contínuo.

Além disso, a GMB mantém postos fixos 24 horas e postos-base com rondas diárias, promovendo patrulhamentos a pé e por viaturas, com o objetivo de estreitar a aproximação com a comunidade e prevenir delitos.

A presença da GMB é percebida nos principais pontos de movimento do bairro, como praças, pronto-socorro, unidades de saúde, cemitérios, feiras, mercados e escolas municipais. Além desses serviços, a instituição realiza ações integradas com outros órgãos da Segurança Pública para manter a segurança e a tranquilidade no bairro do Guamá, que é o mais populoso de Belém.

A Guarda Municipal de Belém está presente em todas as praças e unidades de saúde, incluindo o Hospital de Pronto-Socorro Municipal do Guamá e até mesmo no cemitério, pois nossa missão é acompanhar a população em todos os momentos, do começo ao fim”, destacou a inspetora-geral da corporação, Elen Melo.

Segundo a inspetora Cristina Costa, as rondas enfrentam desafios diários, mas a corporação está sempre atuando para oferecer suporte à população. “As rondas são bastante desafiadoras, principalmente em áreas estratégicas, onde precisamos manter a segurança dos cidadãos. Na praça princesa Isabel, por exemplo, há um fluxo intenso de pessoas, com eventos nos finais de semana, e nossos guardas estão sempre atuando no local. Além disso, damos suporte diário na saída de embarcações que transportam milhares de passageiros.”

  • Texto e fotos: Letícia Chagas

Veja também