REFERÊNCIA

• Atualizado há 4 meses ago

Guarda Municipal de Belém treina equipe da Guarda de Cametá

Reconhecida pelo desempenho e preparo dos agentes, a atuação da Guarda Municipal de Belém (GMB) é referência para instituições de outras cidades pararenses e, nesta quinta-feira (16), iniciou um curso de capacitação técnica de operadores de monitoramento para guardas municipais de Cametá, localizada no nordeste paraense.

A formação é coordenada pela equipe de agentes que operam no Sistema Integrado de Monitoramento da GMB (SIM) e segue até sexta-feira (17). “Estamos fornecendo todo o suporte necessário para que eles saiam com bastante conhecimento e realizem o monitoramento de modo eficiente e seguro”, disse a coordenadora do SIM, inspetora Jucilene Medeiros.

Entre os assuntos abordados no curso estão conceitos, funções e manuseio dos equipamentos, a funcionalidade do videomonitoramento e de comunicação via rádio, além da Lei Geral de Proteção de Dados/imagens e gestão de relatórios, entre outros.

O guarda municipal de Cametá, Arthur Nascimento, aprovou o treinamento. “É de extrema importância receber essa qualificação da Guarda de Belém. Gostaria de mais dias para aprender mais coisas, contudo, já consegui aprender sobre posicionamento de câmeras, mosaicos e estratégia de monitoramento”, relatou Arthur.

Parceria

A inspetora-geral da GMB, Elen Melo, participou do primeiro dia de treinamento e destacou a busca outras instituições para intercâmbio com a Guarda Municipal de Belém. “Somos uma Guarda de portas abertas e que oferece inúmeras atividades de aperfeiçoamento e atualização profissional. Já ministramos curso de formação ou capacitação para diversas guardas municipais e outras instituições. Inclusive, colaboramos com a criação e formação dos GMC.  E agora, eles retornam para treinamento na nossa central de monitoramento, visto que Cametá está avançando e colocando a tecnologia para auxiliar no combate à criminalidade”, disse, a inspetora-geral.

“Assim como em Belém, estamos avançando em Cametá. Essa nova ferramenta, com previsão de inauguração no dia 20 de janeiro, representa mais um investimento alinhado às diretrizes de segurança pública do município. E essa união entre as guardas municipais é importante porque permite essa aproximação e cooperação, fora o fortalecimento para a manutenção da ordem e da segurança”, declarou o comandante da Guarda de Cametá, Claudenor Barreiros.

Tecnologia em Belém

Ao todo, 60 câmeras de alta resolução estão instaladas de forma estratégica em diversos pontos de Belém, incluindo o Distrito de Mosqueiro, com monitoramento 24h, em tempo real na sala do SIM.
 

(Colaboração da jornalista Letícia Lobato.)

Texto:

Thais Veiga

Fotos: Letícia Chagas e Thais Veiga

Veja também