EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO

• Atualizado há 5 meses ago

Canil da Guarda Municipal promove uma manhã animada às crianças da Escola Municipal Raimunda Lúcia Guerreiro

Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Profª Raimunda Lúcia Guerreiro, localizada no bairro do Marco, assistiram na manhã desta quarta-feira, 13, a apresentação do Canil da Guarda Municipal de Belém.

Logo na chegada, cerca de 33 crianças, na faixa etária de 1 a 3 anos, foram recepcionadas pelo “Ducão”, mascote do Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC), que animou o encontro dançando, cantando, abraçando e brincando de roda.

Em seguida, entre saltos, obediência, buscas de objetos pelo faro e truques, a atividade demonstrou como os cães Índia e Hagi são habilidosos, disciplinados e oferecem segurança como verdadeiros guardas municipais.

 Interação – A garotada interagiu com os cães e fez muitas imagens com os animais. A cada encenação, os cães e os guardas eram aplaudidos pelos pequenos.  Entre elas, a aluna Sophia Vitória da Silva, 3 anos, turma de Maternal II, que fez questão de participar da brincadeira, escondendo na mochila a sandália para a cadela de faro Índia achar. “ Gostei de brincar com ela, é fofinha”, disse a aluna.

Josué Nogueira da Costa, do Maternal I, portador de TEA, tem 3 anos, estava animado e expressou sua vontade e felicidade, através do sorriso e de toques nos dois cães.

A visita do Canil na unidade de educação faz parte da Atividade Guarda Amigo da Escola, que busca multiplicar as formas de transmitir conhecimentos e estimular os alunos no processo de ensino-aprendizagem, além de estabelecer uma maior proximidade com a comunidade mostrando aos alunos e à direção, a importância dessa parceria.

“A ação reafirma o papel do Canil da GMB de não apenas proporcionar a segurança, mas também de promover momentos de alegria para a criançada. Foi realmente um dia inesquecível”, enfatizou o GM Luiz Fernando dos Santos.

Estímulo – Para a diretora da escola, Amanda Sá, esse encontro e convivência foi maravilhoso. “As professoras trabalharam com todas as crianças sobre a visita do canil da Guarda e eles ficaram animados e ansiosos. Ela destaca também, a importância das crianças terem contato com animais para o estímulo do desenvolvimento. “Esse contato, com certeza, estimulou o afeto, o cuidado com o animal e com o próximo. Foi um dia muito importante para todos”, disse a diretora.

Texto:

Thais Veiga

Fotos: Thais Veiga

Veja também