Guardas municipais concluem curso nacional de atendimento às vítimas de violência doméstica
Dois guardas municipais de Belém lotados no programa Pró- Mulher Pará, concluíram nesta quarta-feira, 4, a 4° Edição do Curso Nacional de Atendimento às Mulheres e Meninas em Situação de Violência.
A capacitação foi ofertada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Diretoria de Política de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), em parceria com a Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (DEP/Senasp/MJSP).
Missão
O objetivo da capacitação é aprimorar os profissionais das Guardas Municipais e Polícias Militares da Região Norte para o atendimento especializado e eficiente às mulheres e meninas em situação de violência, fornecendo-lhes conhecimentos teóricos e práticos sobre violência de gênero e legislação protetiva.
Outra finalidade do encontro é tornar os agentes da segurança pública multiplicadores do conhecimento em suas instituições, para um melhor atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Com carga horária total de 60h, durante oito dias, trinta e oito participantes dos sete estados da Região Norte (Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins) concluíram o curso, que aconteceu na Universidade da Amazônia (Unama), Campus da Alcindo Cacela, em Belém.
Novos conhecimentos
A Inspetora da GMB, Cristina Oliveira, destaca que a participação no curso é essencial para qualquer pessoa que deseje contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária.
“O curso foi maravilhoso e de grande importância. Adquirimos novos conhecimentos, com ferramentas mais efetivas para a prevenção e combate à violência de gênero, além da troca de experiências com os colegas de outros estados, fortalecendo o nosso papel de agentes da segurança, na proteção e promoção dos direitos das mulheres e meninas”, disse Cristina.
Texto:
Thais Veiga
Fotos: GM Vinicius


