A Prefeitura de Belém intensificou o combate ao descarte irregular de lixo, realizando ações de forma integrada entre as secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Saúde (Sesma), Meio Ambiente (Semma) e Saneamento (Sesan), pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Guarda Municipal e agências distritais.
No início da tarde desta terça-feira, 13, agentes de fiscalização, flagraram um condutor de veículo descartando resíduos de forma irregular no canal da tv. Antônio Baena, no bairro da Pedreira,
Autuação – O local é um dos pontos crônicos de lixo e, seguindo o Código de Trânsito Brasileiro, o proprietário foi notificado e autuado pelo órgão de trânsito no Art. 172 do CTB. (Atirar do veículo ou abandonar na via objetos, ou substâncias). Além da autuação, o cidadão foi advertido e orientado sobre a forma correta de descarte de qualquer material.
No dia 8 de agosto, no mesmo local, outro veículo foi autuado pela mesma infração. Na segunda-feira, 12, dois carrinhos de mão, um no bairro da Maracangalha e outro no bairro da Pedreira foram recolhidos após serem flagrados descartando caroço de açaí em outros pontos de atenção.
“Estas apreensões demonstram com exatidão que a criação e o trabalho do comitê permanente de combate a crimes ambientais e descarte irregular de lixo na cidade está funcionando. “A fiscalização integrada está nas ruas, entretanto, precisamos que o cidadão nos ajude e também seja nosso fiscal e denuncie”, conclama Luzielma Santana Ferreira, técnica da Sesan.
Denúncia – Para denunciar casos de descarte irregular de lixo, a população pode acionar a Guarda Municipal pelo número 153. Para recolhimento de entulho, a população pode acionar o Disque Entulho pelo contato: 91-984990059 ou no site: sesan.belem.pa.gov.br
Texto: Thais Veiga



