Prefeitura e Polícia Federal assinam Acordo de Cooperação para a renovação de porte de armas da GMB
A Prefeitura de Belém e a Polícia Federal firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACC) para a renovação do porte de armas para os agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB).
O acordo foi assinado na tarde desta quinta-feira, 19, na sede da PF, pelo prefeito Edmilson Rodrigues e pelo superintendente da Polícia Federal no Pará, delegado Alexandre Andrade.
O acordo prevê a liberação do porte de arma para os guardas municipais de Belém por mais 10 anos, com vencimento em 2034. A PF é o único órgão que autoriza o uso de armas.
“Agradeço também ao superintendente a disposição de colocar sua academia para guarda municipal, inclusive seu estande de tiro”, comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Para conseguir a renovação do porte de armamento, a Guarda Municipal de Belém, garantiu todo o processo jurídico e psicológico necessário para a liberação, inclusive com psicólogas especializadas em laudos de liberação de porte de armas, também foram feitos cursos específicos para os agentes.
“A Polícia Federal é o órgão responsável pela parte de controle de armas de fogo no Brasil e é uma política institucional da Polícia Federal celebrar esses acordos de cooperação técnica com as guardas municipais e alcançar o objetivo comum que é a segurança pública”, comentou o Alexandre Andrade, superintende da PF.
Segundo o Inspetor Geral da Guarda, Joel Monteiro, o envolvimento de todos os núcleos foi essencial para a renovação.
“Tivemos todos os setores envolvidos, a psicologia da guarda, os núcleos de assessoria jurídica e divisão de ensino. Tudo foi essencial para que pudéssemos assinar esse termo hoje”.
Texto:
Victor Miranda

