Tranquilidade marca o segundo dia de vacinação contra a Covid-19 em Belém

O segundo dia de vacinação contra a Covid-19 para os idosos, com idade a partir de 85 anos, ocorreu tranquilamente nos pontos de imunização da capital na manhã desta quinta-feira, 4. A Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), reforçou o número de servidores e voluntários em alguns postos de Belém, para evitar filas e espera excessiva.

Um dos locais que recebeu um número maior de servidores foi o da Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, onde a vacinação funciona no sistema drive-thru e a pé. O local passou a contar com 35 servidores, 24 a mais que no primeiro dia, fazendo com que o tempo de espera ficasse, em média, dez minutos para a vacinação a pé e de 50 minutos para quem fez a opção de vacinar no drive-thru. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e da Guarda Municipal deram apoio na organização das filas.

Agilidade – A doméstica Gleice da Silva, de 46 anos, levou os pais para receberem a primeira dose da vacina e ficou satisfeita com a agilidade do serviço. “Trouxe meu pai e minha mãe, que fazem parte do grupo que está sendo imunizado. Não quis trazer no primeiro dia, por achar que teria muita gente. Escolhemos hoje e acertamos, viemos andando e não esperamos nem dez minutos na fila”, comentou.

No posto montado na sede da Faculdade Unifamaz, na Avenida Visconde de Souza Franco, também observou-se tranquilidade e rapidez. O local recebeu mais equipes de vacinação, passando para 35 agentes de saúde, o que possibilitou ao longo do dia atender toda a demanda de idosos que chegavam a pé ou de carro.

“A vacina foi tranquila, organizada e com um atendimento acolhedor. Isso é muito importante neste processo de humanização”, avaliou Etiene Alves, de 33 anos, que levou a avó, de 88 anos, para receber o imunizante.

Nos outros 11 pontos de vacinação da capital a ação de imunização fluiu tranquilamente. No colégio do Carmo, no bairro da Cidade Velha, a movimentação foi tranquila e com as medidas de segurança, como uso de máscara e distanciamento, sendo realizadas pelos idosos e acompanhantes. No Cassazum, localizado no bairro do Marco, o sistema de drive-thru funcionou de forma ágil.

“Hoje a vacinação está ocorrendo com mais tranquilidade, porque corrigimos algumas situações e a expectativa é que as pessoas consigam se imunizar com mais conforto”, disse o secretário de saúde, Maurício Bezerra.

Balanço- A Sesma divulgou o balanço do primeiro dia da ação de vacinação, realizada no dia 3 de fevereiro, com o número de pessoas idosas vacinadas. Ao todo, foram imunizadas 3.976 pessoas idosas, o objetivo desta etapa é vacinar 12 mil. A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 segue até domingo, dia 7 de fevereiro, com os pontos de vacinação funcionado das 9h às 18h.

Pontos de vacinação:
1) Universidade Federal do Pará (UFPA – Campus Guamá) – Rua Augusto Corrêa, 01. Guamá; (Drive-Thru)
2) Universidade do Estado do Pará (UEPA – Escola de Enfermagem Magalhães Barata) – Av. José Bonifácio, 1289. Guamá; ((Drive-Thru)
3) UNIFAMAZ – Av. Visc. de Souza Franco, 72. Reduto; (Drive-Thru)
4) FIBRA – Av. Gentil Bitencourt, 1144. Nazaré; (Drive Thru)
5) Aldeia Amazônica – Av. Pedro Miranda, S/N. Pedreira; (Drive Thru)
6) Mangueirinho – Av. Augusto Montenegro, 524. Castanheira; (Drive Thru)
7) Outeiro: FUNBOSQUE – Av. Nossa Sra. da Conceição. Outeiro;
8) Mosqueiro: Maracajá – Tv. Siqueira Mendes, 1132.
9) Mosqueiro: Carananduba – Praça Carananduba, S/N.
10) Colégio do Carmo – Tv. Dom Bôsco, 72. Cidade Velha;
11) Escola Rotary – Rua Lauro Malcher, 279. Condor;
12) Cassazum – Av. Duque de Caxias, 1375. Marco; (Drive-Thru)
13) Icoaraci: Paróquia de São João e Nossa Senhora das Graças – Praça Pio XII, 148. Icoaraci.

Victor Miranda