Segurança tranquila durante a segunda fase do Enem em Belém

Assim como na primeira fase, o segundo dia de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo, 28, também foi considerado tranquilo pela Guarda Municipal de Belém.

De acordo com o inspetor da Divisão de Operações da Guarda Municipal, Carlos Siqueira, o certame, até às 18h, foi considerado positivo, sem nenhuma ocorrência relevante. O agente da GMB acompanhou a movimentação em tempo real da central de videomonitoramento do CIOP.

“O Enem deste ano foi tranquilo e tivemos êxito em todas as localidades nas quais estivemos presente, realizando a segurança preventiva”, ressaltou Carlos Siqueira.

Planejamento – A operação Enem 2021 contou com o apoio da Guarda Municipal durante as duas fases do exame. A corporação seguiu o planejamento montado pela Secretária de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e disponibilizou 272 agentes, 11 viaturas e 27 motocicletas, que foram distribuídos em 25 escolas, municipais, estaduais e particulares, da capital e dos distritos de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci. Além da segurança das localidades os guardas também realizaram patrulhamento nos entorno.

Integração – “O fator primordial para o sucesso da ação Enem foi a integração dos órgãos da segurança pública. Nas duas fases da prova, a estratégia foi a mesma e conseguimos oferecer aos alunos paz e tranquilidade durante todo o período de prova,” concluiu Joel Monteiro, Inspetor Geral da GMB, que acompanhou de perto todo o trabalho da operação e que, também, destacou a integração como fator principal para o resultado da ausência de ocorrências durante o Exame na capital e distritos.

Texto: Thais Veiga