Projeto “Guarda Amigo da Escola” retorna ao bairro do Guamá

Projeto “Guarda Amigo da Escola” retorna ao bairro do Guamá

Alunos da Escola Municipal Edson Luis, do bairro do Guamá, receberam na manhã do dia 18/11, as ações do projeto “Guarda Amigo da Escola”, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal. O projeto tem o objetivo de levar ações educativas e de combate ao uso de drogas, bullyng, proteção e preservação do patrimônio público, e o estreitamento da corporação com a comunidade escolar.

Além das palestras, a ação conta com a participação da banda de música da Guarda Municipal e do Grupamento de Ações Táticas com Cães, com o “dog show”. “O Trabalho de prevenção e educação que promovemos nas escolas constitui na aproximação das ações de segurança da GMB com a comunidade”, disse Daniele Cardias, coordenadora do Projeto. “Essas crianças estão crescendo e enxergando a guarda como amiga e isso faz toda a diferença no nosso trabalho de prevenção”, concluiu.

A programação teve início com a banda de música da GMB. Após a apresentação as crianças conheceram a função de cada instrumento musical. Comandados pelos guardas e adestradores, os cães Índia e Farouk fizeram a alegria da garotada. “O “dog show” é um dos momentos mais esperados pelos pequenos. O mais importante é mostrar para as crianças que o cachorro é treinado, bem cuidado e que mesmo sendo um policial, ele é do bem”, declarou o guarda municipal Joavan Ferreira.

Os guardas municipais fizeram a demonstração de obediência do cão, com ataque, faro de entorpecente, e ainda deram dicas de como lidar com os cachorros no dia a dia. Durante a apresentação, as crianças puderam interagir com os cachorros.

Para Sandra Parente, diretora da escola, a visita é muito significativa, pois os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a verdadeira função da Guarda Municipal. “Estamos trabalhando a cultura da paz e a guarda municipal na escola é um viés importante. As crianças ficaram encantadas. A musicalização é  maravilhosa e o cão traz muita alegria”, disse a diretora. “Vejo a importância desse trabalho de aproximação dos alunos com a corporação. Creio que muitas crianças irão pensar diferente sobre a função dos guardas municipais após este encontro”, completou.

Por Thais Veiga