Projeto “Guarda Amigo da Escola” retorna ao bairro do Guamá

Alunos da Escola Municipal Edson Luis, do bairro do Guamá, receberam na manhã do dia 18/11, as ações do projeto “Guarda Amigo da Escola”, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal. O projeto tem o objetivo de levar ações educativas e de combate ao uso de drogas, bullyng, proteção e preservação do patrimônio público, e o estreitamento da corporação com a comunidade escolar.

Além das palestras, a ação conta com a participação da banda de música da Guarda Municipal e do Grupamento de Ações Táticas com Cães, com o “dog show”. “O Trabalho de prevenção e educação que promovemos nas escolas constitui na aproximação das ações de segurança da GMB com a comunidade”, disse Daniele Cardias, coordenadora do Projeto. “Essas crianças estão crescendo e enxergando a guarda como amiga e isso faz toda a diferença no nosso trabalho de prevenção”, concluiu.

A programação teve início com a banda de música da GMB. Após a apresentação as crianças conheceram a função de cada instrumento musical. Comandados pelos guardas e adestradores, os cães Índia e Farouk fizeram a alegria da garotada. “O “dog show” é um dos momentos mais esperados pelos pequenos. O mais importante é mostrar para as crianças que o cachorro é treinado, bem cuidado e que mesmo sendo um policial, ele é do bem”, declarou o guarda municipal Joavan Ferreira.

Os guardas municipais fizeram a demonstração de obediência do cão, com ataque, faro de entorpecente, e ainda deram dicas de como lidar com os cachorros no dia a dia. Durante a apresentação, as crianças puderam interagir com os cachorros.

Para Sandra Parente, diretora da escola, a visita é muito significativa, pois os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a verdadeira função da Guarda Municipal. “Estamos trabalhando a cultura da paz e a guarda municipal na escola é um viés importante. As crianças ficaram encantadas. A musicalização é  maravilhosa e o cão traz muita alegria”, disse a diretora. “Vejo a importância desse trabalho de aproximação dos alunos com a corporação. Creio que muitas crianças irão pensar diferente sobre a função dos guardas municipais após este encontro”, completou.

Por Thais Veiga