Prefeitura realiza operação integrada de prevenção e fiscalização durante o carnaval

Um ação educativa de orientação para os cuidados e medidas contra a Covid-19 está sendo realizada desde a sexta-feira, 12, em integração das Secretarias Municipais e a Guarda Municipal de Belém para reforçar a fiscalização nos espaços públicos da capital e se estenderá por todos os dias do período de carnaval na capital e distritos. Frequentadores de praças e outros logradouros recebem orientações para cumprimento das medidas sanitárias, a fim de evitar o aumento da contaminação do novo coronavírus.

No Portal da Amazônia, localizado no bairro do Jurunas e na praça Princesa Isabel, na Condor, a campanha ocorreu no final da tarde da sexta-feira, neste sábado, 13 e está programada para ser repetida até o dia 16.

Agentes municipais da GMB, fiscais da Organização Pública e da Secretaria de Economia (Secon) realizaram ação educativa nos espaços, fazendo a distribuição de máscaras e orientação à população sobre o uso obrigatório da proteção individual.

Além disso, equipes da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) interditaram temporariamente as quadras públicas existentes naqueles locais, a fim de cumprir as medidas previstas no Decreto Metropolitano, assinado pelo governador do Estado, prefeito de Belém e municípios da Região Metropolitana, que proíbe, entre outras medidas, a prática de esporte coletivo para evitar aglomeração e o contágio da covid-19.

A Superintendência de Mobilidade Urbana (SeMOB) fechou o acesso à área do Portal pela rotatória e na faixa próxima à orla, com tráfego permitido no sentido da Rua dos Mundurucus ao Hospital Naval.

Os comerciantes permissionários dos quiosques e os ambulantes também receberam orientação sobre os procedimentos de higiene necessários (lavar as mãos com água e sabão, usar o álcool em gel e evitar aglomerações) para coibir o contágio pelo novo coronavírus.

“Acho importante esse trabalho que a prefeitura está realizando com orientações consistentes e educação. Eu sempre saio de máscara, mas tem gente que não”, afirma o vendedor ambulante, Wellington Barreto.

“A estratégia adotada pela prefeitura é a abordagem e orientação. Estamos fazendo a nossa parte, mas a população precisa colaborar, seguindo os protocolos dispostos no decreto integrado,” destacou o Inspetor Geral da GMB, , Joel Ribeiro.

Ação Integrada no Distritos

Na sexta-feira, os Distritos de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci também receberam reforço de fiscalização e patrulhamento, por meio da Guarda Municipal de Belém.

O plano apresentado pelo comando da instituição prevê ações de segurança, tranquilidade social e principalmente orientações para cumprimento das medidas adotadas para a prevenção do coronavírus, que de acordo com o decreto em vigor, proíbe a presença de pessoas nas praias, atividades carnavalescas, tais como: blocos, desfile de escolas de samba ou qualquer evento que gere concentração de pessoas.

Também está sendo fiscalizado nos distritos o uso obrigatório de máscaras e a redução do horário de vendas de bebidas alcoólicas. Quem descumprir as regras (pessoas físicas e jurídicas) está sujeito a multas por infrações.

O planejamento da GMB foi elaborado em conjunto com os demais órgãos de segurança. A operação de fiscalização contará com efeito diário de 60 guardas dos grupamentos táticos e operacional das bases distritais, além oito viaturas e doze motocicletas.

Denúncias sobre festas, aglomerações, bailes de carnaval ou qualquer descumprimento do Decreto Metropolitano devem ser comunicadas à Central da GMB, por meio do número 153, e pode ser feita de qualquer telefone ou qualquer hora do dia ou da noite.

Thais Veiga