Prefeitura participa da operação “Boas Festas” e garante segurança da população no final de ano

A operação integrada “Boas Festas”, promovida pelo Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, teve início na manhã desta sexta-feira, 1º, e foi lançada em solenidade na praça da Bandeira, no bairro da Cidade Velha, com o objetivo principal de prevenir e combater a criminalidade durante as festas do final de ano. Os órgãos de segurança da Prefeitura Municipal de Belém – Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e fiscais da Secretaria Municipal de Economia (Secon) – também participam das ações de forma efetiva e ostensiva.

Além dos órgãos da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), a operação, que será realizada de 1º de dezembro e 1º de janeiro de 2018, conta com o efetivo das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), além de órgãos municipais de segurança de Ananindeua, Marituba e Benevides, e da Polícia Rodoviária Federal, o que resulta em cerca de 600 agentes a mais na rotina de trabalho, isto é, atuando de forma suplementar.

O final do ano é o período em que o comércio apresenta um aquecimento nas vendas, assim como o setor bancário, em virtude do pagamento do 13º salário. Entre as ações, haverá intensificação de abordagens a pessoas, carros particulares, ônibus e motocicletas, em locais estratégicos da capital paraense. Devido à maior circulação de dinheiro nessa época do ano, haverá um reforço voltado às ações de prevenção de roubos a agências bancárias e centros lotéricos.

Segurança municipal – A Guarda Municipal de Belém vai atuar na operação “Boas Festas, de forma diuturna, com um efetivo de seis homens motorizados, em escala de revezamento, fazendo rondas em pontos estratégicos do centro comercial e no entorno dos shoppings, utilizando 12 motocicletas e três viaturas operacionais. Às sextas-feiras, sábados e domingos, a Guarda dará apoio com 14 homens nas blitzes integradas com os outros órgãos de segurança.

Outra mudança é o aumento do número do efetivo da GMB nas praças Batista Campos, da República, Operário (em São Brás), Dom Alberto Ramos (no bairro da Marambaia), Dom Pedro II, Ver-o-Rio, mercado do Ver-o-Peso e Portal da Amazônia, nos finais de semana do mês de dezembro, com 50% a mais do efetivo.

“Em média, durante toda a operação ‘Boas Festas’, vamos atuar com cerca de 300 integrantes nas equipes, fazendo barreiras junto aos agentes de trânsito e com o efetivo reforçando as áreas de centros comerciais de Belém. Assim, esperamos garantir um policiamento mais eficaz para que a população se sinta mais segura nas festas do Natal e réveillon”, afirmou o inspetor Antônio Carlos Tavares, coordenador de Planejamento da GMB.

A Semob vai atuar nas fiscalizações no trânsito, em parceria com outros órgãos de segurança, objetivando tirar de circulação veículos irregulares, e vai trabalhar com quatro guinchos, quatro viaturas e quatro agentes em cada carro. Aos finais de semana, haverá um aumento do contingente, e a Superintendência vai atuar com 60 agentes, divididos em três turnos. “Vamos atuar nas blitzes e também para garantir a fluidez nos principais corredores de trânsito das áreas comerciais de Belém, e com reforço dessas ações aos finais de semana. A partir da segunda quinzena de dezembro, as operações com blitzes, itinerantes e fixas, serão feitas em todos os dias”, adiantou o inspetor Santana, coordenador de Trânsito da Semob.

Equipes de fiscais da Secon vão estar presentes no centro comercial de Belém, nos arredores do Ver-o-Peso e na avenida Presidente Vargas. Serão 25 servidores da secretaria atuando na área comercial do Centro e 14 nos arredores de shoppings, utilizando quatro veículos nas ações.

Plataformas – Este ano, a operação “Boas Festas” tem como novidade a utilização de plataformas de observação, que estarão localizadas no centro comercial da capital paraense, em Ananindeua, Marituba e Benevides. Em Belém, as plataformas serão três, e ficarão nas avenidas Portugal, João Alfredo e 15 de Novembro.

“Este ano teremos um efetivo maior, em um quantitativo geral superior, em relação ao ano passado. E iremos também agregar as plataformas de segurança, na segunda quinzena de dezembro, quando o movimento aumenta ainda mais. Essas estruturas ficarão em pontos estratégicos, com policiais acima do solo, para que eles tenham visibilidade naquelas áreas de grande concentração de público, e assim prevenir ações criminosas”, explicou o secretário adjunto de Gestão Operacional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), coronel André Cunha.

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, o destaque da operação “Boas Festas” é a integração do policiamento já existente. “Temos aqui os níveis federal, estadual e municipal da segurança, todos com o objetivo de um plano único que é o de garantir a segurança da população. Além do policiamento ordinário, estaremos reforçando significativamente o número de policiais nas ruas”, enfatizou o secretário.

Matéria Originalmente Publicada na Agência Belém.