Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura intensifica fiscalização para inibir poluição sonora em Belém

• Atualizado há 10 meses ago

A Prefeitura de Belém realizou na noite desta quinta-feira, 9, a Operação “Força Noturna”, visando prevenir, fiscalizar e coibir a poluição sonora, perturbação do sossego, comercialização de entorpecentes e infrações de trânsito em pontos comerciais da capital. A ação contou com a integração da Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Polícia Militar (PM-PA) e Divisão Especializada de Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), vinculada à Polícia Civil do Estado.

O titular da Inspetoria Especial de Ações Táticas da GMB, Elton Moura, explicou que a força tarefa atuou em várias frentes, tendo como foco a principal a poluição sonora, visto que denúncias dessa natureza são feitas constantemente pela população, o que reforça que a importância da participação dos cidadãos para combater esse tipo de infração.

“A ação de ficalização à poluição sonora se concentra, principalmente, nos pontos de grande movimentação, como os postos de combustíveis, que atualmente estão com aglomeração de motos com escapamento adulterado e carros com som automotivo acima do permitido, por utilizarem equipamentos de som em volume ou frequência que não são autorizados legalmente. Consequentemente, nesse tipo de situação, aproveitamos para verificar as irregularidades de trânsito e se há o consumo e venda de entorpecentes”, detalhou o inspetor.  

Durante a ação, cinco motos e um carro foram apreendidos pela Semob por irregularidade de trânsito. A operação de fiscalização e orientação ocorreu em um posto de combustível que fica localizado na Av. Dr. Freitas, com a Av. Duque de Caxias, e em um bar na Av. Marquês de Herval. Apesar da medida pontual, as operações integradas vão ser constantes e serão ampliadas para outros bairros da cidade.

Texto:

Thais Veiga

Veja também