Prefeitura deflagra Operação Guardião para ajudar na prevenção da segurança em 4 distritos administrativos

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Guarda Municipal de Belém, deflagrou a Operação Guardião, em quatro distritos administrativos de Belém (Daben/Daente/Daico e Daout). O lançamento da ação ocorreu no início da tarde deste sábado, 21, em frente à Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, bairro Castanheira.

Visando reforçar a presença dos guardas municipais, principalmente, em desenvolver ações preventivas e de pronta resposta, as equipes de guardas municipais realizaram paradas em pontos estratégicos, conhecidos como pontos-base e patrulhamento ostensivo em toda a extensão dos bairros do Entrocamento, Mangueirão, Marambaia, Souza, Cabagem, Parque Verde, Pratinha, Tapanã, e suas proximidades, também nos distritos de Outeiro e Icoaraci.

Prevenção à criminalidade

Conforme o inspetor geral da GMB, Joel Monteiro, a operação foi idealizada após o aumento de ocorrências de criminalidade nas últimas semanas na Região Metropolitana de Belém.

“Estamos realizando um trabalho intenso, simultaneamente em vários bairros, com o foco na prevenção à criminalidade. Eu não tenho nenhuma dúvida que a população se sentirá mais segura”, afirma Monteiro.

Ele esclarece, que as equipes foram divididas nos bairros de maior incidência criminal. “Foi realizada uma análise com o setor de inteligência e, após reunião com os inspetores dos grupamentos da GMB, decidimos reforçar as ações nas regiões de maior incidência de crimes com o intuito de levar tranquilidade aos moradores”, ressalta.

Efetivo – A operação contou com nove viaturas, 14 motos e 16 guardas municipais do grupamento Operacional das bases dos bairros patrulhados e ainda, 34 guardas municipais que compõem a Inspetoria Especial de Ações Táticas (Ieat), como o Grupamento de Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e os motopatrulheiros da Ronda da Capital (Rondac). A ação contou com o apoio, da Polícia Militar do 24° Batalhão.

Elton Moura, inspetor e coordenador da Inspetoria Especial de Ações Táticas, que está à frente da operação, enfatiza que todas as ações serão realizadas para ampliar a segurança. “Os trabalhos seguem até à próxima semana e vai abranger todos os bairros de Belém”, explica.

A autônoma Suzana Lopes dos Santos, moradora do bairro do Parque Verde, ao sair de casa se deparou com os guardas fazendo ronda e elogiou a ação. “Precisamos desse tipo de ação constantemente, pois tranquiliza o bairro inteiro”, desabafou a moradora.

Ações conjuntas –  Além das ações isoladas, a GMB de forma integrada mantém apoio nas diversas operações realizadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).