Prefeitura de Belém reforça segurança da população no Natal e Ano Novo

Prefeitura de Belém reforça segurança da população no Natal e Ano Novo

Os bairros da capital e distritos com polos comerciais ganharam reforço na segurança preventiva desde a terça-feira, 23, e nesta quarta-feira, 24, véspera do natal com a ação Festas Seguras.

A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB), é parceira na iniciativa coordenada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Ela foi lançada no dia 3 de dezembro. Os trabalhos de patrulhamento preventivo e ostensivo vão até dia 3 de janeiro de 2022.

Na ação a GMB conta com 51 profissionais dos grupamentos Tático e Operacional, 20 motocicletas e seis viaturas envolvidos na iniciativa. “Esse reforço no dia que antecede e na véspera do natal é fundamental. Aumentamos o efetivo e ampliamos a área de cobertura até o fechamento das lojas, com o intuito de assegurar tranquilidade aos cidadãos e lojistas. Os agentes fazem pontos de base e rondas constantes nesses espaços”, explica o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro. 

A consultora de vendas Dimielly Araújo, que trabalha em um quiosque de tecnologia no terminal rodoviário de Belém, no bairro de São Brás, diz sentir-se mais segura com a iniciativa. 

“Acho muito boa essa iniciativa, principalmente aqui no terminal, pois está tendo muita movimentação agora. Muita gente chegando, muita gente saindo, para passar o natal com suas famílias. Esse reforço da Guarda Municipal aqui tá sendo muito bom”, afirma. 

Mais segurança

Os bairros que recebem a iniciativa são Campina, Batista Campos, Marambaia, Cidade Velha, Bengui, Parque Verde, Jurunas e Cremação. Além da área comercial dos distritos de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci. 

Esses locais foram selecionados por receberem aumento no fluxo de pessoas devido às festas de final de ano. A Guarda Municipal de Belém segue também com outras ações de segurança nos postos fixos e rondas regulares em toda capital paraense. 

A ação Festas Seguras, coordenada pela Segup, reúne outras secretárias municipais e estaduais. A população e os lojistas também podem colaborar e acionar o serviço 24 horas da GMB, por meio do número 153. 

(Com informações de Valdson Siqueira, da GMB).

Texto:

Cleide Magalhães