Prefeitura de Belém garante novos veículos e equipamentos para a segurança

A Guarda Municipal de Belém recebeu nesta quarta-feira, 04, 16 novas viaturas e 25 motos para reforçar o policiamento ostensivo da capital paraense. A entrega faz parte das ações para o combate a violência, anunciadas pelo Sistema de Segurança Pública do Estado (Segup) em fevereiro deste ano, contemplando a renovação da frota e dos equipamentos das polícias Civil e Militar, além do fortalecimento das Guardas Municipais em todas as regiões do Estado. Os novos veículos para a GMB, 16 carros (seis Picapes e dez modelos Suv) e 25 motos, foram recebidos no Hangar – Centro de Convenções e Feiras.

Além da entrega dos veículos, foi anunciado o convênio firmado entre o Estado e a Prefeitura de Belém, para a compra de equipamentos. No total serão destinados mais de R$ 2 milhões para a aquisição de 300 pistolas, 16.200 munições e 600 coletes. As duas ações superam R$ 4,7 milhões em investimentos para a GMB.

Para o guarda Luiz Sodré, de 43 anos, que se dedica à Guarda de Belém há 21 anos, estes convênios certamente irão trazer bons resultados na segurança da capital paraense. “Sou motorista operacional, é importantíssimo para ampliar a nossa resposta à sociedade, atender aos chamados e dar apoio. Os novos equipamentos e as viaturas são vitais para a nossa ação nas ruas”, afirmou ele que é motorista operacional.

Os 41 novos veículos entregues somam aos 21 adquiridos no mês de março deste ano e complementam a frota já existente na Guarda Municipal, para viabilizar e fortalecer o patrulhamento preventivo e ostensivo e agilizar, também, o atendimento das solicitações feitas através do número 153.

“Nós sabemos o quanto a nossa Guarda tem feito, e para mim como gestor, tem sido extremamente honroso saber que nós temos 1.160 homens e mulheres dentro de Belém, qualificados, preparados, e que têm atuado de maneira unida, com as diversas organizações da segurança pública e, contribuído, efetivamente, com a participação pessoal e institucional de cada um. Mas é claro, nós precisamos de ferramentas e instrumentos, e essa parceria estabelecida traz instrumentos para que a Guarda Municipal possa contribuir mais efetiva no combate ao crime e violência”, destacou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

Participaram da cerimônia no Hangar o governador do Estado, Simão Jatene; o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; os deputados Estaduais Márcio Miranda e Coronel Neil; o deputado federal Wladmir Costa; o comandante da Guarda Municipal de Belém, coronel Almir Silva; o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará, Luis Pinto e demais autoridades.

Verão – As viaturas modelo Picape, recebidas pela GMB, já serão empregadas na operação Verão 2018, no distrito de Mosqueiro. Uma viatura será destinada para patrulhamento diário na orla das praias, das 8h às 22h, e na praça Matriz, terá uma equipe fixa 24h.

Matéria originalmente publicada na Agência Belém.