Prefeitura de Belém atua em parcerias para garantir capacitação aos agentes da Guarda Municipal 

Prefeitura de Belém atua em parcerias para garantir capacitação aos agentes da Guarda Municipal 

A Prefeitura, por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB), valoriza os servidores com a oferta de cursos, estágios e capacitações, para que a coorporação ajude na garantia da segurança pública da cidade, dos cidadãos e das cidadãs. A atuação da Prefeitura se dá com importantes parcerias das secretarias municipais e das Forças de Segurança do Estado, como a Polícia Militar do Pará; e as Forças Armadas, com destaque para a Marinha e o Exército. 

Nesse sentido, alguns destaques atuais são para os cursos de Segurança Cidadã e o Enfrentamento ao Racismo, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Operações Fluviais, Piloto de Embarcações, Forças Táticas, Rádio Patrulhamento, Moto Patrulhamento, Operador de Pistola, Inteligência, Operações Ambientais, Cinotecnia (operações com cães), Curso de Cães de Polícia, Redação Oficial e Estrutura Processual, Armamento e Tiro de Carabina. 

Outro relevante destaque foi a aprovação de 28 guardas no processo seletivo para o curso de nível superior de Tecnologia em Segurança Pública, em março deste ano. A graduação foi oferecida pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), que este ano estendeu as vagas para servidores públicos da esfera municipal.

Capacitação às mulheres guardas – O curso mais recente começou nesta terça-feira, 7, às guardas municipais femininas, que compõem o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), da GMB. É o de Armamento e Tiro do Estágio Anual de Qualificação Profissional, com a finalidade de nivelar o conhecimento técnico e aperfeiçoar o serviço prestado pelas mulheres guardas. 

O inspetor chefe de Divisão de Ensino (DEN) da Corporação, Evaldo Furtado, reforça que a iniciativa faz parte do cronograma da capacitação continuada para os servidores da GMB. “Estamos realizando gradativamente o aperfeiçoamento em armamento dos nossos agentes”, explica o inspetor.

Furtado ressalta a importância e a qualidade da capacitação que está sendo oferecida para os agentes municipais. “A preparação dos profissionais da GMB vem recebendo atenção especial por parte da gestão. Temos instrutores, guardas municipais, altamente qualificados e credenciados pela Polícia Federal para ofertar um treino de excelência”, assegura.

Com 24 anos na corporação, a guarda municipal Ozana Santos disse que estava ansiosa para participar do treinamento. “O curso veio em boa hora. Faz parte do nosso trabalho e precisamos sempre estar atualizadas com novos conhecimentos e técnicas, para que possamos trabalhar com segurança e também oferecer um bom serviço para a sociedade”, conta.

O estágio é ministrado na sede da GMB, no bairro do Marco, tem duração de dois dias, com 20 horas/aula, divididas em teórica e prática. 

Texto:

Thais Veiga