O que você procura?

Prefeito Edmilson Rodrigues acompanha serviços para assegurar manutenção da travessia em Outeiro

• Atualizado há 2 anos ago

O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, foi ver de perto o acidente na ponte que liga Belém à ilha de Outeiro, ocorrido logo no início da manhã desta segunda-feira, 17. Uma balsa colidiu e derrubou um dos pilares de sustentatação, causando rachaduras no centro da ponte. 

Ele acompanhou de perto o trabalho da Defesa Civil de Belém, juntamente com as equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal de Belém (GMB) e Corpo de Bombeiros do Pará. 

“Felizmente ninguém foi vítima de um choque entre a balsa que acabou destruindo o sistema de pilares da ponte do Outeiro. Em diálogo com o governador do Estado, unimos nossas equipes técnicas, município e estado, para fazer uma avaliação. E a depender dessa avaliação técnica e perícia, com a participação do Instituto Renato Chaves, para ver se precisamos reconstruir os pilares somente ou se vamos precisar demolir uma parte do tabuleiro da ponte. Espero que a gente consiga só reconstruir o pilar e resolver o problema”, informou o prefeito.

Edmilson Rodrigues ressaltou que, enquanto o serviço de recuperação no espaço não é realizado, já está sendo garantida a travessia gratuita em ferry-boat para moradores ou trabalhadores que têm carro ou moto ou aqueles que utilizam o transporte coletivo. A previsão é que o ferry-boat faça a travessia em 15 minutos e funcionará 24h.

Ação imediata para assegurar a manutenção da travessia em Outeiro

Tão logo tomou conhecimento da colisão da balsa na ponte do distrito, a Prefeitura de Belém, por meio da Administração Regional de Outeiro, acionou a Defesa Civil de Belém e as equipes de fiscalização da Seurb, Semob e Sesma. 

A Semob, em parceria com o Governo do Estado, disponibilizou um ferry-boat e uma balsa com rebocador na travessia Icoaraci-Outeiro, localizada no final da 7ª rua de Icoaraci. 

A Semob realizou imediatamente a alteração na rede de transporte de Outeiro, com implantação de linhas circulares que interliguem os bairros com os pontos de travessia hidroviária localizada no final da praia da Brasília. 

Outra medida foi a implantação de ponto de embarque/desembarque do transporte público de ônibus no final da 7ª rua de Icoaraci e a implantação de ponto fixo de fiscalização de transporte e de trânsito em Icoaraci, na 7ª rua de Icoaraci, e em Outeiro, no final da praia da Brasília. 

Além disso, a Prefeitura de Belém fez um Boletim de Ocorrência na Delegacia Civil, para solicitação da vistoria do Instituto de Perícia Científica Renato Chaves.

Sala de Situação

A Prefeitura de Belém, por meio da Defesa Civil de Belém, participa da Sala de Situação, instalada no Centro Integrado de Operações (Ciop), por determinação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para definir estratégia integrada de atuação diante da inoperabilidade da ponte de Outeiro, após colisão de uma embarcação com um dos pilares de sustentação da estrutura.

“O objetivo da Sala de Situação é montar uma estratégia integrada para mitigar o problema e fortalecer a tomada de decisões”, explicou o coronel Elton Moraes, coordenador de Operações da Segup. 

A presidente da Comissão de Defesa Civil de Belém, Christiane Ferreira, participou da reunião durante toda a manhã e, no início da tarde, se deslocou para o distrito de Outeiro, onde acompanha a nova avaliação da estrutura da ponte.

Vistoria 

A Comissão de Defesa Civil Municipal foi acionada por volta das 7h e imediatamente deslocou sua equipe operacional para o local, onde foi realizada uma vistoria técnica de forma integrada com a Seurb, Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e Corpo de Bombeiros. 

A equipe permanece no local orientando a população e coletando informações, para subsidiar a tomada de decisões pelo colegiado. A Guarda Municipal de Belém e a Semob permanecem na área desde o início da manhã.

Texto:

Prefeitura Municipal de Belém

Veja também