População aprova ação que reforça a segurança pública neste final de ano

Após uma semana do início da operação “Festas Seguras”, deflagrada no último dia 3 de dezembro com atuação da Guarda Municipal de Belém (GMB) em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup), a população de Belém aprova a iniciativa e se sente mais segura em pontos de grande movimentação da cidade nesta época de final de ano.

“Eu acho muito boa essa iniciativa principalmente aqui no terminal que está tendo muita movimentação agora. Muita gente chegando, muita gente saindo, para passar o Natal com suas famílias. Esse reforço da Guarda Municipal aqui tá sendo muito bom”, diz a consultora de vendas Dimielly Araújo, que trabalha em um quiosque de tecnologia no terminal rodoviário de Belém, no bairro de São Brás.

O terminal rodoviário é mais um dos pontos em que a Guarda Municipal de Belém reforçou a segurança nesta época de festas de final de ano. Tradicionalmente, o espaço costuma registrar no mês de dezembro um aumento no fluxo de pessoas que deixam ou chegam na cidade para passar as celebrações de final de ano com suas famílias.

Sabendo disso, o Inspetor do Grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Municipal de Belém, Denilson Souza, alerta para os cuidados que a população deve ter no local e em outros pontos de grande movimentação nesta temporada.

“Nós atuamos aqui no terminal com o patrulhamento preventivo e ostensivo para evitar furtos que costumam acontecer aqui nesta época. Nós recomendamos que as pessoas tenham bastante atenção nesses locais, principalmente quando estiverem falando no celular, isso chama muita atenção das pessoas mal intencionadas causando os furtos dos aparelhos”, explica o Inspetor Denilson.

O cozinheiro Felipe Santos foi outra pessoa que percebeu e aprovou o reforço na segurança do terminal rodoviário de Belém. “Eu acho maravilhoso essa segurança a mais para nós que frequentamos o terminal. Essa sensação de estar seguro aqui é muito boa”, conta Felipe, que estava chegando da cidade paraense de Tucuruí, onde trabalha, para passar as festas de final de ano com a família em Belém.

Segurança no centro comercial

O centro comercial de Belém é outro espaço que conta com o reforço dos agentes da segurança pública municipal neste final de ano. O local costuma receber um fluxo maior de pessoas e de dinheiro no mês de dezembro devido às compras de Natal e, para evitar a prática de delitos contra os comerciantes e consumidores, a GMB aumentou seu efetivo na área.

A região do comércio de Belém abrange os bairros da Campina, e parte da Cidade Velha e do Reduto. O supervisor de ronda da Guarda Municipal na região, Eliber Anselmo, explica como se dá o trabalho da GMB na área nesta época do ano. “Nós trabalhamos fazendo recomendações à população e intensificando as rondas preventivas nesses locais de grande movimentação no comércio e cidade velha”, explica Anselmo.

O supervisor de ronda falou ainda sobre o público-alvo da operação no centro comercial de Belém. “A nossa maior preocupação aqui na área do centro comercial e centro histórico é com os consumidores e turistas que frequentam os locais”, pontua Eliber Anselmo.

Operação Festas Seguras

A operação de segurança pública busca reforçar as rondas dos agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB) em pontos turísticos da cidade, no centro comercial, terminais rodoviários e hidroviários, e nas proximidades dos shoppings de Belém. Esses locais foram selecionados por receberem aumento no fluxo de pessoas devido às festas de final de ano.

A operação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e os trabalhos de patrulhamento preventivo e ostensivo seguem até dia 3 de janeiro de 2022. O patrulhamento da Guarda Municipal será realizado de segunda a sábado, das 8h às 20h e contará, por dia, com o emprego de 46 agentes, cinco viaturas e 17 motocicletas. Os guardas realizarão rondas a pé, por viaturas e motocicletas.

Os bairros beneficiados ao longo da operação serão: Campina, Batista Campos, Marambaia, Cidade Velha, Bengui, Parque Verde, Jurunas e Cremação. As áreas comerciais dos distritos de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci também irão receber patrulhamento durante a ação.

Texto: Fabricio Lopes