Órgãos municipais funcionam em regime de plantão durante o feriado da Semana Santa

Em virtude do feriado da Semana Santa, a Prefeitura de Belém decretou ponto facultativoSem Descrição

Em virtude do feriado da Semana Santa, a Prefeitura de Belém decretou ponto facultativo nesta quinta-feira, 1º de abril, em todas os órgãos públicos municipais. Veja como fica o funcionamento:

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) informa que os hospitais de Prontos-Socorros Mário Pinotti (Umarizal) e Humberto Maradei Pereira (Guamá), assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Icoaraci, Sacramenta, Terra Firme, Marambaia e Jurunas, o Hospital Geral de Mosqueiro, Central de Leitos e demais unidades que atendem urgência e emergência funcionarão normalmente em regime de plantão.

Feiras e mercados – De acordo com a Secretaria Municipal de Economia (Secon), as feiras e mercados municipais vão funcionar normalmente. Os servidores da Secon darão suporte a esses espaços públicos em regime de plantão.

Limpeza urbana – Não haverá interrupção nos serviços de limpeza de vias e coleta de lixo feitos pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), portanto todos serão realizados normalmente.

Segurança urbana municipal – A Guarda Municipal de Belém (GMB) irá atuar com seu efetivo diário nos postos fixos e rondas em toda a capital e distritos. Em caso de urgência, a população pode entrar em contato pelo telefone 153.

Seurb – O serviço de iluminação pública, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), funcionará em esquema de plantão e pode ser acionado pela população por meio do telefone 0800-400-0300, apenas recebendo ligação de números fixos.

Assistência social – Os serviços da Alta complexidade da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), como os abrigos e o Serviço de Proteção em Situação de Calamidade Pública e Emergencial (Sicape), funcionam 24h.

Lazer – O Bosque Rodrigues Alves continuará fechado durante o feriado da Semana Santa.

Trânsito e mobilidade – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) informa que manterá fechados seus postos de atendimento ao público no Bel Fácil (Parque Shopping) e Estação Cidadania (Pátio Belém), de 31 de março a 2 de abril. Porém, nesta quarta-feira, 31, ainda haverá atendimento presencial na sede do órgão, em respeito aos agendamentos que foram feitos previamente e que já vinham ocorrendo desde o início do período de lockdown. Ainda nesta quarta-feira haverá expediente interno, no horário de 9h às 15h, para organização dos departamentos, que retornarão ao atendimento ao público a partir do dia 5 de abril. O recebimento de documentos físicos continua suspenso na sede da Superintendência, mas podem ser encaminhados via e-mail oficiosemob@gmail.com.

O órgão não funcionará nos dias 1° e 2 de abril, respectivamente, por causa do ponto facultativo no município e do feriado da Sexta-Feira Santa.

Defesa Civil – O atendimento ao público estará suspenso durante o ponto facultativo e feriado. No entanto, o atendimento em situações emergenciais, ou seja, sempre que o Ciop acionar será mantido.

Victor Miranda