Operação “Festas Seguras” garante segurança para população e lojistas na capital e distritos

A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), deu início nesta sexta-feira, 3, na Operação Integrada Festas Seguras, com o objetivo de proporcionar mais segurança e tranquilidade, nas principais áreas comerciais da capital, que nesta época do ano tem grande circulação de dinheiro e de pessoas para as compras de Natal.

A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e os trabalhos de patrulhamento preventivo e ostensivo vão até dia 3 de janeiro de 2022.

O patrulhamento pela GMB será realizado de segunda a sábado, das 8h às 20h, e contará, por dia, com o emprego de 46 guardas municipais, cinco viaturas e 17 motocicletas. Os agentes irão realizar rondas a pé, por viaturas e motocicletas.

Os bairros que irão receber a iniciativa são Campina, Batista Campos, Marambaia, Cidade Velha, Bengui, Parque Verde, Jurunas e Cremação. Os comércios dos distritos de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci também irão receber patrulhamento no mesmo período.

“A responsabilidade da nossa corporação e de todos os órgãos envolvidos é de assegurar que o cidadão e o comerciante tenha tranquilidade e segurança durante todo o período. Estaremos com total atenção combatendo a criminalidade, evitando pequenos delitos, furtos e roubos”, ressaltou o inspetor geral da GMB, Joel Monteiro Ribeiro.

Além da Operação Festas Seguras, a GMB continua com as ações ordinárias nos postos de serviços, ronda nos bairros, no Centro Histórico, ações integradas com o município e estado e na fiscalização ao cumprimento das normas de combate à covid-19.

“É importante lembrar que ainda estamos em momento de pandemia e se faz necessário seguir os protocolos em vigor, como o uso obrigatório de máscaras e evitar aglomerações”, lembrou o inspetor geral da Guarda Municipal de Belém.

Além disso, a população e lojistas podem colaborar e acionar o serviço da corporação, por meio do número 153.

Texto: Thais Veiga