Mosqueiro celebra 126 anos com prestação de serviços à comunidade e inaugurações de obras

A ilha de Mosqueiro, localizada a 70 quilômetros de Belém, completa 126 anos nesta terça-feira, 6. Uma programação especial da Prefeitura de Belém vai disponibilizar serviços de saúde e cidadania à comunidade. Uma agenda de inaugurações também está na pauta.

O prefeito Edmilson Rodrigues vai reinaugurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Furo das Marinhas e UBS de Carananduba, reformadas para melhor atender às comunidades, e inaugurar o Centro Multicultural Solar da Ilha. O novo caramanchão do Chapéu Virado também será inaugurado na programação de aniversário, que integra as ações do Verão da Gente 2021, que segue em Mosqueiro até o final do mês.

A programação especial de aniversário será aberta às 9h com o funcionamento da tenda da cidadania. Ela se encerrará às 20h com a entrega do caramanchão. Haverá também apresentação da banda de música da Guarda Municipal de Belém.

História

Mosqueiro virou distrito administrativo em 1901 com a finalidade de transformar a ilha num balneário capaz de abrigar, por temporada, um número sempre crescente de visitantes e veranistas. Hoje, aos 126 anos, Mosqueiro é referência em ambiente aprazível e de lazer com mais de 50 mil habitantes e 19 bairros.

Um conjunto de 21 praias em forma de enseada, gastronomia, pescado, turismo ecológico, agricultura, comércio, artesanato e grande produção cultural, entre outros atrativos turísticos, destacam Mosqueiro no cenário nacional em termos de belezas exóticas amazônicas e novos trechos do turismo ecológico.

As praias do Areião, Bispo, Prainha, Prainha do Farol, Chapéu Virado, Porto Artur, Murubira, Ariramba, São Francisco, Carananduba, Marahú, Paraíso e Baía do Sol são as mais procuradas pelo público. Em termos de pontos turísticos, Mosqueiro tem tapiocarias, na praça da matriz; e mercado do Chapéu Virado e da Praça de Carananduba. Ainda no roteiro turístico, Mosqueiro tem a herança arquitetônica de antigos casarões construídos à época do ciclo rico da exploração da borracha no Estado do Pará.

A ilha de Mosqueiro ainda possui fortes tradições culturais no carnaval, quadra junina e religiosidade com o Círio em louvor à Nossa Senhora do Ó e a Festividade de São Pedro, iniciada em 1918. A tradição é tombada como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Belém.

Programação de aniversário

O Verão da Gente 2021 será aberto oficialmente nesta terça-feira, 6, em Mosqueiro, pelo prefeito Edmilson Rodrigues. Na agenda, a partir das 16h30, ele fará a entrega das obras de reformas da ESF do Furo das Marinhas e segue depois para a UMS de Carananduba.

A partir das 18h, haverá a inauguração do Centro MultiCultural Solar da Ilha, finalizando com a entrega do Caramanchão, no Chapéu Virado.

Cidadania

Pela manhã, a programação será voltada ao público com emissão de documentos, atendimento de saúde e orientações relativas à atuação da Defesa Civil Municipal. “Estamos muito felizes em poder entregar obras importantes, mas também por prestar serviços, pois, nossa comunidade necessita desses atendimentos”, afirma a agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla.

Ela ressalta, que o órgão agradece antecipadamente à Prefeitura Municipal e demais secretarias municipais pelo carinho e as ações integradas de segurança, saúde e cidadania que está sendo desenvolvida em Mosqueiro.

Agenda de inaugurações

Reinauguração da UBS Furo das Marinhas

17h – Reinauguração UBS do Carananduba e da academia da saúde na Praça do Carananduba
17h30 – Entrega da ambulancha, no trapiche da Vila; visita à Feira do Produtor