Guardas municipais participam de curso de brigadistas

Guardas municipais de Belém concluíram a sexta-feira, 22/03, o curso de Formação de Brigada de Combate a Incêndio promovido pelo Hospital da Aeronáutica de Belém (HABE). Ao todo, 15 agentes foram qualificados.

A capacitação, que começou segunda, 18/03, teve carga horária de 40 horas, onde os guardas municipais passaram por aulas teóricas e práticas que incluíram conhecimento e manuseio de extintores, elaboração de planos de prevenção de incêndio, evacuação de prédios e outras formações.

Um dos instrutores do curso, o tenente Alan Henrique Almeida, lembrou que os brigadistas são treinados e capacitados para atuarem na prevenção, abandono de área, combate a princípios de incêndio e prestação de primeiros socorros. “Eles obtiveram todos os conhecimentos necessários para serem multiplicadores, e também, todos estão saindo daqui sabendo que o principal papel de um brigadista é a preservação da vida”, destacou.

“A falta de ações preventivas, de pessoas qualificadas e o acúmulo de material de queima fácil dentro das empresas, repartições públicas e residências, são um dos principais causadores de incêndio e risco à vida”, afirma Firmo Leite, instrutor e presidente da Associação de Bombeiros Civis do Estado do Pará. “Por isso falo da importância da existência de uma brigada de incêndio em qualquer lugar, para que seja evitado acidente ou algum princípio de incêndio. E, caso venha acontecer, que as pessoas tenham condições de fazer um combate imediato”, completou.

José Carlos Costa, inspetor e coordenador da segurança do Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém, disse que ficou surpreso com a quantidade de assuntos básicos que aprendeu. Para ele, o curso é de grande importância para auxiliar no dia-a-dia. “Trabalho dentro de um prédio histórico onde tem muito papel, objetos antigos e de fácil combustão. Gostei bastante do curso e do conhecimento que foi adquirido por mim. Tenho certeza que vai ajudar bastante no trabalho”, finalizou.

Na próxima semana, todos os guardas envolvidos na capacitação irão receber certificado de conclusão do curso durante cerimônia.

Matéria originalmente publicada na Agência Belém.

Texto: Thaís Veiga

Fotos: NSC GMB