Guardas municipais concluem segundo módulo de curso de libras

Para dar continuidade ao processo de qualificação e aprimorar os serviços prestados à população de Belém, a Guarda Municipal encerrou, na manhã desta segunda-feira, 18,  o  Curso Básico Libras Nível II, destinado exclusivamente aos guardas municipais. Com 80 horas a formação é resultado de parceria entre o comando da corporação e o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez – CAS.

Cerca de 20 guardas municipais, que atuam em diferentes grupamentos, participaram do curso.  Segundo a professora de Libras do CAS, Rosa Dinis, o aproveitamento da turma foi 100%. “Os guardas receberam no primeiro nível o sentido emocional e o trato com os deficientes auditivos e agora, no nível intermediário, entrei com a parte prática, aumentando o vocabulário e a maneira de se expressar  com um deficiente”, explicou.

Durante o encerramento os guardas passaram  por uma prova prática individual e depois prova coletiva  com a presença de alunos com deficiência auditiva. Para a guarda municipal Fabiola Santos, 31 anos, o aprendizado será de grande importância nas atividades de atendimento. “No nosso trabalho há uma necessidade de atendimento para este público, principalmente nas praças de nossa cidade. Agora, durante o curso me foi relatado por um surdo que as abordagens de agentes de segurança pública frente aos deficientes auditivos são quase sempre traumáticas, isso decorre justamente pelo despreparo profissional com a língua dos sinais, que bom que hoje temos guardas capacitados para as pessoas com surdez,” afirmou Fabiola.

Em fevereiro de 2018, a turma vai passar pelo terceiro e último modulo, o que vai proporcionar uma melhor comunicação entre surdos e agentes com um tratamento adequado.

Por Thais Veiga

Matéria originalmente publicada na Agência Belém.

.