Guarda Municipal reforça a segurança nos distritos durante operação Verão 2019

A Prefeitura de Belém irá ampliar a segurança, buscando reduzir os casos de criminalidade durante o período de férias, no mês de julho, na capital paraense e distritos, por meio da Guarda Municipal (GMB). A operação Verão 2019 tem início na próxima quinta-feira, dia 4, e seguirá até 1º de agosto.

Cerca de 270 guardas municipais, dos grupamentos de Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (ATAC), Ronda da Capital (Rondac), além da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Operacional, serão empregados na segurança dos balneários de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Cotijuba. O grupo irá atuar de forma dinâmica, com ações de policiamento ostensivo e preventivo.

“Reformulamos o esquema de segurança, aumentando o número de guardas, com a intenção de proporcionar maior segurança e proteção aos frequentadores dos balneários, durante todo o período de férias”, destacou o inspetor Antônio Carlos, coordenador de planejamento da Guarda Municipal.

Distritos – Ainda de acordo com Antônio Carlos, o efetivo empregado vai ser dividido conforme o fluxo de pessoas em cada localidade durante as férias. A ilha de Mosqueiro, o distrito mais procurado durante as férias escolares, vai receber o reforço de 120 guardas, nove viaturas e nove motos, que vai se somar aos 42 agentes que já fazem parte da inspetoria naquele distrito.

“Mosqueiro recebe um reforço maior por conta do número de visitantes, e por isso, fazemos uma distribuição diferenciada. Trabalhamos com GAT, Operacional e os motopatrulheiros do Rondac, atuando com a prevenção e de modo ostensivo”, comenta Antônio Carlos. “Nossa atuação, durante o verão, vai começar à  ilha, ainda no pórtico de entrada. Além disso, temos as ronda exclusivas na orla das praias, que começamos ano passado e vamos dar continuidade em mais um veraneio. A praça da Matriz, na Vila, também conta com um efetivo 24 horas”, destacou.

O distrito de Icoaraci receberá um reforço de 58 agentes, três viaturas e 15 motos, com rondas e patrulhamento no trapiche e bairros. A ilha de Cotijuba contará com oito motopatrulheiros do Rondac, marcando presença, desde a área do trapiche até a praia do Vai Quem Quer. Já em Outeiro, a segurança vai ser reforçada por 34 agentes do ATAC, aliados aos  dez agentes do operacional que já fazem parte da segurança da ilha.

O inspetor geral da GMB, Almir Ferreira, reforça que os grupamentos vão desempenhar ações planejadas de rondas, abordagens em veículos, com atenção especial aos ônibus, revista pessoal e operações integradas com outras forças de segurança do Estado. “Vamos atuar 24 horas, dando pronta resposta, com intensas rondas nas orlas, com policiamento a pé, em viaturas e motocicletas, proporcionando mais segurança à população e ao turista”, detalhou Almir.

A importância da contribuição da população nas denúncias também é lembrada pela Guarda Municipal. É possível denunciar qualquer crime ligando para o número 153 ou (91) 98440-9444.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.