Guarda Municipal reforça a segurança nos distritos durante o Verão 2018

Com o objetivo de ampliar a segurança e reduzir os casos de criminalidade durante o período de férias, na capital paraense e distritos, a Prefeitura de Belém, através da Guarda Municipal, iniciou desde o início deste mês a Operação Verão 2018. Os distritos de Outeiro, Icoaraci, Cotijuba e Mosqueiro, receberam reforço para a temporada.

“Trabalho há 24 anos como vendedora de tapioquinha no mercado do Chapéu Virado. Ando muito pela ilha e tem polícia pra todos os lados. A Prefeitura está de parabéns pelo trabalho que vem desempenhando. Fazia tempo que não via tanta segurança”, disse a comerciante Dolores Soeiro, 64.

Além do reforço dos agentes de segurança houve, também, o aumento de viaturas e motocicletas em algumas regiões. Mosqueiro, um dos destinos mais visitados nas férias escolares, recebeu o triplo de agentes que já atuam na ilha. Cerca de 114 profissionais, foram distribuídos para atuar nos diferentes pontos da bucólica.

De acordo com Roberto Barros Campos, Inspetor responsável pela operação em Mosqueiro, a Guarda Municipal irá trabalhar na prevenção dos veranistas. “Este ano, aqui em Mosqueiro, conseguimos fazer uma distribuição onde todos os bairros foram contemplados com atuação da guarda. Estamos trabalhando com o Grupamento Operacional, Tático e os Motopatrulheiros da Pronta Resposta do Grupamento Ronda da Capital (Rondac)”, disse.

Logo no pórtico de entrada da ilha de Mosqueiro, a Guarda Municipal atua de forma integrada com outras forças de segurança, com abordagens e revista em veículos e pedestres, com o objetivo de fiscalizar crianças desacompanhadas e também o de combater o tráfico de drogas e a circulação de veículos irregulares. ”O diferencial para este ano é o funcionamento da ronda exclusiva na orla, que funciona de 8h às 22h, através de viatura, que vai da praia do Ariramba até a Vila. A praça Matriz também conta com guardas  24h”, completa o inspetor Roberto.

A mesma segurança foi sentida pela família do taxista Willian Santos, que nesta sexta-feira, 13, aproveitou o momento de folga para aproveitar a ilha. “A gente se sente realmente mais seguro ao ver um número maior de guardas nas ruas”, comentou o taxista. “Que bom que estamos tendo segurança”, completou.

Em Outeiro, um reforço de 36 guardas municipais do grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) e duas viaturas para os casos de ocorrências também devem garantir a tranquilidade dos veranistas. Na região, o foco central da segurança são as praias Grande e do Amor, além do local de embarque e desembarque das linhas de ônibus. “Desde o início do verão estamos fazendo diariamente abordagens e revista pessoal com a intenção de coibir e evitar crimes, pequenos furtos e o uso de entorpecentes”, detalhou Pamela Amaral, guarda do Grupamento Tático com Cães (Atac).

O distrito de Icoaraci também teve planejamento intensificado. As rondas ocorrem do trapiche de travessia até o calçadão. O reforço conta, ainda, com viaturas no patrulhamento dos bairros.

Na ilha de Cotijuba, outro ponto de grande procura dos veranistas, a equipe do Grupamento Ronda da Capital (Rondac) estará dando reforço, principalmente, na área que vai do trapiche até a Praia do Vai-Quem-Quer.

O reforço na segurança durante as férias já tem números positivos quanto aos primeiros dias de trabalho. “Reduzimos consideravelmente o número de ocorrências. A nossa função é garantir a segurança e a paz”, ressaltou o Comandante Geral da GMB, Almir Ferreira. “Precisamos da conscientização e fiscalização de todos, para que procure a Guarda Municipal e denuncie os casos de crimes. Temos um acionamento que funciona 24h, público e gratuito que é o número 153”, finaliza o comandante.

Matéria originalmente publicada na Agência Belém.