Guarda Municipal reforça a segurança durante os festejos da quadra nazarena

Guarda Municipal reforça a segurança durante os festejos da quadra nazarena

Mesmo sem as 12 procissões oficiais do Círio de Nazaré, por conta das restrições impostas pela pandemia da covid-19, a Guarda Municipal de Belém (GMB) montou um esquema especial de segurança integrada com outros órgãos municipais e estaduais para acompanhar as celebrações que irão acontecer em outro formato e reduzido.

As ações foram montadas estrategicamente com o objetivo de prevenir e garantir a tranquilidade das pessoas que irão às ruas e evitar grandes aglomerações. No período de sexta-feira, 8, até domingo, 10, cerca de 400 agentes municipais dos grupamentos táticos e operacionais, 21 viaturas e 64 motocicletas.

Na sexta-feira, 8, a banda da GMB, realizará uma alvorada, na Praça Santuário, às 5h50, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. No mesmo dia, o órgão apoiará a Superintendência de Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) na interdição de 12 vias durante o traslado da imagem para o município de Ananindeua.

Na tarde do sábado, 09, e na manhã do domingo, 10, o efetivo de 166 guardas estará distribuído, nas praças da República, Dom Pedro II, Relógio, Complexo do Ver-o- Peso e Praça Santuário (CAN). Além disso, os agentes atuarão na interdição de sete vias e farão rondas com patrulhamento em toda a extensão do trajeto que ocorre, todos os anos, as procissões da Trasladação e do Círio.

“O Círio é uma grande manifestação religiosa e envolve milhares de pessoas. A Guarda Municipal tem o dever de acompanhar  a movimentação, dando proteção. O nosso efetivo atuará mais um ano em regime de escala extra, para garantir a segurança dos logradouros públicos e principalmente do cidadão”, informa Inspetor Geral da GMB, Joel Monteiro.

A GMB reforçará o seu efetivo no CAN ao longo de toda a quadra nazarena, para garantir a segurança durante a programação musical e da visitação da imagem peregrina na praça Santuário. O serviço será totalmente preventivo, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup).

Texto:

Thais Veiga