Guarda municipal realiza ação integrada de fiscalização e orientação na cidade.

No primeiro dia de lockdown em Belém (suspensão das atividades não essenciais), a movimentação de carros e pessoas ainda foi grande no início da manhã desta terça-feira, 16. Somente no período entre 6h30 até às 10 horas, mais de 765 veículos foram fiscalizados e os motoristas orientados sobre as normas do decreto estadual pela Guarda Municipal de Belém.

A medida restritiva se estende por sete dias e tem o objetivo de aumentar os índices de isolamento social e diminuir o número de casos de Covid-19 na capital e na Região Metropolitana.

Um planejamento de integração entre as secretarias municipais e estaduais foi realizado para diminuir e conter o avanço da pandemia da Covid-19 na capital.

Cerca de 80 agentes dos grupamentos táticos e operacional da Guarda Municipal de Belém atuam divididos em vários pontos da cidade para orientar e fiscalizar o cumprimento do Decreto Estadual, que instituiu o lockdown.

Barreiras montadas nos trechos da Avenida Almirante Barroso com avenida Tavares Bastos; Avenida Júlio César com Avenida Pedro Álvares Cabral; Rua da Yamada em frente ao Jardim Espanha e na rotatória do bairro do Tapanã formam os pontos de fiscalização da GMB.

Entre os quatro pontos de fiscalização, o bairro do Tapanã foi o que maior registrou movimentação de pessoas em circulação.

Os órgãos dos sistemas de segurança pública do Estado e do município bloquearam as vias, portanto, é necessário aos motoristas e pessoas que circulam pela cidade estarem munidos de documento com foto, em caso de saída da cidade.

Se o deslocamento for para trabalho relacionado à atividade essencial, é preciso estar ou com a carteira profissional ou com um comprovante funcional.

Feiras – Nas feiras dos bairros do Jurunas, Cremação, Guamá e Terra- Firme a fiscalização dos agentes da GMB em conjunto com os fiscais da Secretaria de Economia ( Secon) fez orientações a comerciantes e ao frequentadores.

Além disso, os motopatrulheiros do Grupamento Ronda da Capital (Rondac) percorrem os bairros para orientar e fiscalizar estabelecimentos comerciais.

Distritos – Nesta manhã, no Pórtico de Mosqueiro, o balanço apontou a orientação de 45 motos, 76 veículos, seis ônibus além de 509 pessoas abordadas nos bairros da ilha.

“Está proibida a circulação de pessoas sem máscara. Hoje as ações são apenas educativas, mas em casos extremos estão sendo aplicadas multas de imediato, como por exemplo um cidadão que se recusou a usar máscara e foi multado na avenida Júlio César. A partir de amanhã as multas serão aplicadas para todos aqueles que estiverem descumprindo o decreto”, ressalta Antônio Carlos Tavares, inspetor de Planejamento da GMB.

Denúncias – A Guarda Municipal atua de forma mais ostensiva. O Disque Denúncia da GMB recebeu nesta manhã cerca de 45 ligações. “O Sistema de Monitoramento recebe a denúncia e equipes se deslocam aos locais para verificar e identificar a infração. O sistema 153 está passando por uma instabilidade nas operadoras mas já está sendo feito reparo para que o problema seja resolvido para agilizar o atendimento”, esclarece o inspetor.

Colaboração:
Danielle Bastos