Guarda Municipal promove ações de prevenção e segurança na operação Verão da Gente

Guarda Municipal promove ações de prevenção e segurança na operação Verão da Gente

A Guarda Municipal de Belém dá prosseguimento neste fim de semana às ações do Verão da Gente, visando a segurança preventiva nas ilhas e distritos de Belém no período de férias. O plano de prevenção conta com um reforço de 216 agentes distribuídos estrategicamente na Ilha de Cotijuba e distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, somado aos agentes dos órgãos da segurança do estado, que estão trabalhando em conjunto nas mais diversas frentes de trabalho.

“Nossos agentes estão atuando na areia, na orla, na entrada das ilhas e em ações integradas de policiamento e, os resultados foram vistos no primeiro fim de semana. A sensação de segurança tanto na capital, nos espaços de lazer, quanto nos balneários demonstra a preocupação da administração municipal em proteger os veranistas e a população em geral”, afirma o subinspetor-chefe da Divisão de Operações da GMB, Élcio Vale.

Disque-denúncia recebeu 236 em um período de cinco dias

Durante os primeiros dias do verão, a Guarda Municipal de Belém registrou no período do dia 2, data de lançamento da ações, a 6 de julho, 45 atendimentos de apoio ou informação ao cidadão, mais de 60 ações de fiscalizações conjuntas, sendo, quatro com o Conselho Tutelar. Além disso, 36 ônibus, 22 motos, 26 carros, sete vans, e 18 micro-ônibus foram fiscalizados nas entradas dos distritos de Outeiro e Mosqueiro, totalizando mais de 1.035 pessoas orientadas sobre as normas e controle para o enfrentamento à Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras. Ainda segundo os dados, 32 estabelecimentos comerciais receberam a fiscalização dos agentes para a verificação dos protocolos sanitários previstos nos decreto em vigor. Um carro roubado foi recuperado e o disque-denúncia recebeu 236 chamadas.

“O primeiro final de semana foi de tranquilidade e os resultados foram excelentes, porém, ainda temos quatro finais de semana pela frente e o movimento vai crescer e para isso avaliações e ajustes serão feitos a cada fim de semana, buscando sempre garantir a integridade da população”, ressalta o inspetor.

Atuação por distrito

Com um fluxo maior de visitantes, o distrito de Mosqueiro recebeu reforço de 110 agentes da segurança municipal dos grupamentos táticos, que compõem a Inspetoria Especial de Ações Táticas (IEAT), além de nove viaturas e nove motocicletas somando aos 42 agentes da inspetoria da ilha, atuando com rondas e patrulhamento nos bairros, praias e praças.

Mosqueiro também conta com o apoio de um veículo de monitoramento, com treze câmeras de alta resolução, funcionando diariamente de forma integrada com Centro Integrado de Operações (CIOP) da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Outra atuação integrada é a utilização da radiocomunicação operando na mesma frequência que a Polícia Militar facilitando o apoio e a distribuição das ocorrências.

39 agentes da GMB e dois cães do Grupamento de Ações Táticas com Cães – ATAC, foram deslocados para reforçar a segurança em Outeiro. As ações de prevenção são realizadas nas praias, estabelecimentos e em ações conjuntas com o Conselho Tutelar. Em Icoaraci, o reforço de segurança de 16 agentes do Operacional segue sendo feito no Trapiche e na orla, em horários de grande fluxo. Cotijuba, conta com os motopatrulheiros da Ronda da Capital-Rondac, 12 agentes patrulhando as praias e o trapiche.

A população conta com o número 153 disponivél e gratuito para acionar os agentes da GMB.

Texto: Thais Veiga