O que você procura?

Guarda Municipal presta assistência e acolhimento aos servidores do órgão

• Atualizado há 3 anos ago
Inspetor Geral da GMB, Joel Ribeiro, ao lado do prefeito Edmilson Rodrigues durante vacinação dos agentes

Com uma corporação que conta com mais de mil agentes, a Guarda Municipal de Belém (GMB) tem como objetivo zelar pelos serviços e instalações públicas, além de fazer parte da segurança pública de Belém.

Atualmente, a GMB atua de forma intensa na fiscalização do decreto que instituiu o lockdown na capital, com o envolvimento de vários grupamentos do órgão.

“A Guarda vem trabalhando, integrada com órgãos do município e do estado, arduamente na fiscalização do decreto”, afirma o inspetor-geral da GMB, Joel Ribeiro.

Instituição atua na assistência e acolhimento dos agentes e suas famílias

Além de estar atuando na linha de frente contra a Covid-19 ,nas barreiras sanitárias pela cidade, a GMB continua realizando o trabalho ostensivo na segurança pública, com rondas diárias em diversos bairros da capital, lidando com perda de companheiros de corporação.

Foi o caso do inspetor Alkizamor Corrêa de Oliveira, que atuava no órgão há 29 anos. O agente foi vítima de uma execução na última terça-feira, 23, no bairro da Guanabara.

Servidor dedicado à Guarda, Alkizamor atuou em diversas inspetorias, atualmente trabalhava na Daben/Daent, ao lado de um grande amigo, o inspetor Clodoaldo Castro. Os dois iniciaram a carreira na GMB no ano de 1991, mas a amizade já era antiga, lembra Clodoaldo. ” Já nos conhecíamos desde 1986 e entramos juntos, cinco anos depois, na Guarda, fazendo parte da primeira turma da instituição”.

A morte do inspetor foi um choque para toda a corporação, que expressou o luto de todas as formas. O inspetor-geral da GMB, Joel Ribeiro, lamentou o falecimento do servidor. “A Guarda teve uma perda muito grande com a morte do Alkizamor. Um grande guarda que atuava conosco há quase 30 anos”, ressalta.

Apesar do choque e da dor da partida do amigo, Clodoaldo gosta de lembrar da dedicação do companheiro. ” Ele era muito dedicado ao trabalho e, principalmente, à família”, concluiu.

Núcleo – A GMB disponibiliza o Núcleo Setorial de Saúde ao Trabalhador para prestar apoio em vários tipos de situação. O setor atende aos servidoresda instituição e, se necessário às suas famílias.

O departamento conta com assistentes sociais e psicólogos, que atuam realizando avaliação psicológica, visitas hospitalares aos servidores ou familiares internados, acolhimento de famílias enlutadas, entre outras assistências.

“Contamos para momentos de dificuldade com o Núcleo Social da Guarda, que presta apoio para os agentes que encontram alguma dificuldade para exercer a sua atividade e também à família. O núcleo vem dando todo o apoio para a família do nosso colega que nos deixou”, esclarece Joel Ribeiro.

Texto:
Victor Miranda

Veja também