Guarda Municipal presta assistência e acolhimento aos servidores do órgão

Inspetor Geral da GMB, Joel Ribeiro, ao lado do prefeito Edmilson Rodrigues durante vacinação dos agentes

Com uma corporação que conta com mais de mil agentes, a Guarda Municipal de Belém (GMB) tem como objetivo zelar pelos serviços e instalações públicas, além de fazer parte da segurança pública de Belém.

Atualmente, a GMB atua de forma intensa na fiscalização do decreto que instituiu o lockdown na capital, com o envolvimento de vários grupamentos do órgão.

“A Guarda vem trabalhando, integrada com órgãos do município e do estado, arduamente na fiscalização do decreto”, afirma o inspetor-geral da GMB, Joel Ribeiro.

Instituição atua na assistência e acolhimento dos agentes e suas famílias

Além de estar atuando na linha de frente contra a Covid-19 ,nas barreiras sanitárias pela cidade, a GMB continua realizando o trabalho ostensivo na segurança pública, com rondas diárias em diversos bairros da capital, lidando com perda de companheiros de corporação.

Foi o caso do inspetor Alkizamor Corrêa de Oliveira, que atuava no órgão há 29 anos. O agente foi vítima de uma execução na última terça-feira, 23, no bairro da Guanabara.

Servidor dedicado à Guarda, Alkizamor atuou em diversas inspetorias, atualmente trabalhava na Daben/Daent, ao lado de um grande amigo, o inspetor Clodoaldo Castro. Os dois iniciaram a carreira na GMB no ano de 1991, mas a amizade já era antiga, lembra Clodoaldo. ” Já nos conhecíamos desde 1986 e entramos juntos, cinco anos depois, na Guarda, fazendo parte da primeira turma da instituição”.

A morte do inspetor foi um choque para toda a corporação, que expressou o luto de todas as formas. O inspetor-geral da GMB, Joel Ribeiro, lamentou o falecimento do servidor. “A Guarda teve uma perda muito grande com a morte do Alkizamor. Um grande guarda que atuava conosco há quase 30 anos”, ressalta.

Apesar do choque e da dor da partida do amigo, Clodoaldo gosta de lembrar da dedicação do companheiro. ” Ele era muito dedicado ao trabalho e, principalmente, à família”, concluiu.

Núcleo – A GMB disponibiliza o Núcleo Setorial de Saúde ao Trabalhador para prestar apoio em vários tipos de situação. O setor atende aos servidoresda instituição e, se necessário às suas famílias.

O departamento conta com assistentes sociais e psicólogos, que atuam realizando avaliação psicológica, visitas hospitalares aos servidores ou familiares internados, acolhimento de famílias enlutadas, entre outras assistências.

“Contamos para momentos de dificuldade com o Núcleo Social da Guarda, que presta apoio para os agentes que encontram alguma dificuldade para exercer a sua atividade e também à família. O núcleo vem dando todo o apoio para a família do nosso colega que nos deixou”, esclarece Joel Ribeiro.

Texto:
Victor Miranda