Guarda Municipal oferece música para homenagear Nossa Senhora de Nazaré

Mais do que garantir segurança pública à população e logradouros da cidade no período do Círio de Nazaré, a Guarda Municipal de Belém (GMB) presta homenagem à padroeira dos paraenses com apresentações musicais. Com a abertura oficial da festa nazarena esta semana, a primeira apresentação da banda de música da instituição ocorreu nas primeiras horas da manhã nesta sexta-feira, após a missa da procissão do traslado, com a condução da imagem de Nossa Senhora para o município de Ananindeua e Marituba.

O repertório foi totalmente mariano, com os agentes que compõem a banda tocaram na Praça Santuário vários cânticos tradicionais apresentados nas romarias, como “Vós Sois o Lírio Mimoso” e “Senhora da Berlinda”.

Além de embalar a fé dos devotos da santa, a GMB se faz presente ao longo do dia apoiando outros órgãos de segurança do município e estado, para garantir a interdição das vias e a segurança, durante a procissão do traslado e outras programações do Círio.

“Por conta da pandemia a banda teve que se reinventar. Por um grande período, as apresentações foram suspensas para evitar aglomeração nos espaços e, com isso, mudamos o estilo de apresentação com as lives e o projeto ‘Som em Movimento’. Dividimos as equipes e saímos nos bairros de Belém levando música para a população em isolamento”, informa o maestro da banda, inspetor Alex Maia.

Segundo ele, no período do Círio, a banda se torna muito requisitada e normalmente fazia parte do pelotão das bandas militares na romaria do Círio. “Como este ano não vai ter o Círio no formato original, resolvemos trazer a música para a Praça Santuário, como forma de agradecimento”, disse o inspetor.

A emoção tomou conta dos fiéis que estavam presentes durante a apresentação dos músicos. “O momento é de muita emoção. Linda homenagem, toca bem fundo nos nossos corações. Cheguei a pouco de Vigia de Nazaré e a música veio como presente. Não consigo explicar que sentimento é esse”, desabafou emocionado o comerciante Porfírio de Souza, de 48 anos.

A GMB teve a preocupação de seguir todas as medidas sanitárias, oferecendo aos agentes álcool em gel, máscara e orientá-los sobre o distanciamento, considerando que a pandemia continua. Somente Apenas no momento das apresentações os músicos não utilizaram máscaras.

Serviço

A banda da Guarda Municipal de Belém se apresentará no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN) nos dias 9 e 15, durante a programação do Círio Musical.