Guarda Municipal forma Brigada de Incêndio para prevenção e combate a incêndios

A Guarda Municipal de Belém concluiu com a aula prática simulada o Curso de Brigada de Incêndio, na tarde deste sábado, 17. Ao todo, 18 agentes do Grupamento Operacional participaram da capacitação com aulas teóricas nos dias 8 e 9 deste mês de abril, sendo um total de 20 horas de treinamento.

O objetivo do treinamento é preparar os agentes da GMB para atuarem na prevenção e combate em caso de ocorre^ncias de princípio de ince^ndio em qualquer esfera e, principalmente nos prédios históricos e espaços públicos de Belém.

“Caso haja sinistro de incêndio todos os guardas estão aptos para o primeiro combate, fazer evacuação, proteger a vida, o patrimônio e reduzir os danos, até a chegada de socorro especializado”, explica o instrutor Márcio Pereira.

As aulas teóricas foram realizadas na sede da GMB, enquanto que a parte prática foi desenvolvida no Espaço da Marina, na Av.Bernardo Sayão, onde foram ministradas, através de parceria pela empresa especializada, Megatraining Belém.

“Estes conhecimentos e procedimentos que foram adquiridos por mim e pelos meus colegas de trabalho são necessários e estão de alguma forma atrelados à nossa rotina de agente da segurança”, afirma a guarda municipal, Ana Paula Pacheco.

Durante as simulações de prevenções e combate a incêndios, o inspetor geral da GMB, Joel Ribeiro, agradeceu o apoio dos instrutores e o empenho dos servidores, destacando a importância da instituição ter agentes especializados. “Estamos buscando expandir a atuação e conhecimento dos nossos agentes, mediante treinamentos e hoje já posso afirmar que temos agentes da segurança municipal e brigadistas. Um aprendizado importante para o dia-a-dia”, ressalta.

O comandante da GMB destaca, que essas e outras instruções terão prosseguimento em outros momentos e com outros grupamentos.