Guarda Municipal encerra o I Curso de Nivelamento de Ações Táticas

A Guarda Municipal de Belém (GMB) realizou entre os dias 24 de outubro e 5 de novembro, o 1º Nivelamento de Ações Táticas. No total foram 45 participantes, todos pertencentes ao Grupamento de Ações Táticas (GAT), equipe especializada em situações de maior complexidade.

O objetivo do curso é a formação continuada dos Agentes do GAT, aperfeiçoando o emprego de técnicas e uso diferenciado da força voltados para as missões de patrulhamento urbano, controle de distúrbio e sobrevivência policial.

“As ações mudam todo tempo, então temos que estar sempre qualificados e treinados para executarmos o nosso trabalho da melhor maneira possível”, afirmou Danielle Teixeira, integrante do GAT.

Durante o Nivelamento, os agentes tiveram aulas teóricas e práticas totalizando uma carga horária de 77h. Legislação e Direitos Humanos, Táticas de Patrulha, Choque Ligeiro, Combate em Ambiente Confinado, Controle de Distúrbios Civis, Armamento, Munição e Tiro foram algumas das instruções ofertadas no curso.

O quadro de instrutores foi composto em sua maioria por agentes da própria GMB, o que demonstra o alto nível de qualificação da instituição. “As instruções são voltadas para o grupamento especializado de ações táticas da Guarda, a grande maioria já tem esse conhecimento, o que estamos fazendo é uma atualização de procedimentos, desde a legislação até as ações para controle de distúrbio”, destaca o instrutor e coordenador do curso, Arlindo Guedes.

O último dia do treinamento foi realizado em uma área descampada no distrito de Mosqueiro. Os dois grupamentos passaram por simulações, como o disparo com armas de baixa letalidade, formação em célula tática e com o grupamento completo, procedimentos de controle de distúrbios, dentre outras técnicas operacionais.

“Essa instrução é uma das mais importantes que existe, pois toda ela é direcionada para ações de distúrbio civil, como por exemplo, a desobstrução de terreno ou vias. Então cada um tem que saber a sua função nessa ação de choque, para isso essa instrução requer esse ambiente hostil” disse Márcio Silva, agente do GAT.

O Inspetor Elton Moura, que integra o GAT desde a fundação, exaltou a satisfação de comandar o grupamento e desenvolver atividades que enriqueçam o profissional da segurança pública. “Tenho 20 anos de GAT, ser Comandante deste grupamento é um imenso orgulho para mim. Através desse curso de nivelamento e do nosso treinamento diário posso dizer que o operador está pronto e apto pra trazer a tranquilidade e a segurança pra população”.

Texto: Marcus Vinícius