Guarda Municipal detém três homens e apreende armas durante a operação “Belém Segura”

Next slide

Três homens foram detidos, um carro foi interceptado, armas e munições foram apreendidas e dezenas de pessoas e condutores de veículos foram abordados durante a operação “Belém Segura”, da Guarda Municipal de Belém, nesta quarta-feira, 24. A operação ocorre desde o início de abril com o objetivo de combater a criminalidade apreendendo armas, drogas e prendendo foragidos da justiça e estabelecer um contato direto com o cidadão.

O saldo da operação, que esteve nos bairros da Sacramenta, da Maracangalha e do Telégrafo, inclui ainda 80 veículos vistoriados, 117 pessoas revistadas, 23 veículos recolhidos (um caminhão, 16 motos e seis carros, sendo dois táxis) e 66 autuações de infração de trânsito.

O inspetor Roberto Campos, responsável pela operação, explicou que o patrulhamento ostensivo e a ação de saturação têm como foco a manutenção da ordem pública, coibindo as ações delituosas nos bairros da capital.

“Estamos todos os dias com uma intensa presença da Guarda Municipal em cumprimento ao papel constitucional através do policiamento preventivo e ostensivo, a fim de garantir mais segurança ao cidadão belenense. Nossa operação, que começou dia 9 de abril, já percorreu diversos bairros da capital e conseguiu evitar assaltos, tirar das ruas armas, drogas e foragidos”, afirmou.

Durante a operação, Everton Pereira Cunha, 24 anos, foi detido após ser flagrado com um revólver calibre 32 e seis munições intactas em um coletivo que transitava na avenida Pedro Álvares Cabral. O coletivo foi abordado para a fiscalização quando os agentes do grupamento tático observaram o suspeito. Após a revista pessoal foi encontrada na cintura Everton a arma municiada. Os agentes do Grupamento Tático (GAT) encaminharam o suspeito para a Seccional da Sacramenta para os procedimentos cabíveis.

A Guarda Municipal também interceptou um veículo prata que seguia em alta velocidade pela avenida Senador Lemos. No interior do veículo estavam dois homens, um deles baleado e usando uma tornozeleira eletrônica. Após averiguação, foi constatado que a dupla tinha acabado de tentar assaltar um servidor público federal.

Fiscalização – A operação “Belém Segura” conta com parceria da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que se encarregou da fiscalização de táxis, mototáxis, ônibus, carros e motos com o objetivo de garantir segurança no trânsito e coibir irregularidades praticadas por condutores de veículos.

Transeuntes, moradores e comerciantes dos bairros da Sacramenta, Maracangalha e Telégrafo aprovaram a operação. “Vivemos com medo. Hoje não sabemos quem é quem. Sou totalmente a favor de ações como essas. Se todo dia tivesse seria maravilhoso”, disse a dona de casa Rosangela Socorro Ferreira, passageira de um táxi que foi vistoriado.

O taxista Solimar de Jesus foi abordado e seus documentos e veículo foram checados durante a operação. Ele estava com a documentação regularizada. “Gosto quando sou parado em blitz. Se estou certo com meus documentos não tenho que reclamar. Acho importantes as fiscalizações, principalmente para tirar pessoas e veículos que estejam circulando na irregularidade”, afirmou ele.

Quarenta guardas municipais dos Grupamentos Tático e Operacional participaram da operação que vai seguir sem dia e hora marcados para acontecer. Em caso de emergência, o cidadão pode acionar a GMB através do telefone 153.

Texto : Thais Veiga

Fotos: Marcus Vinícius – NSC GMB

Matéria originalmente publicada na Agência Belém.