Guarda Municipal de Belém presta homenagens na celebração dos 26 anos da corporação

Guarda Municipal de Belém presta homenagens na celebração dos 26 anos da corporação

A Prefeitura Municipal de Belém comemorou os 26 anos de fundação da Guarda Municipal de Belém (GMB) em uma solenidade cívico militar na manhã desta sexta-feira, 29, na sede do comando da corporação, no bairro do Umarizal. O vice-prefeito de Belém, Orlando Reais, representou o prefeito Zenaldo Coutinho e fez a entrega da medalha Mérito Intendente Antônio Lemos para 25 autoridades civis, militares e guardas municipais.

Criada em 27 de setembro de 1991, a GMB conta, atualmente, em seu quadro funcional com 1.179 guardas – 1.008 homens e 171 mulheres – em 51 postos fixos e 154 postos volantes, integrados ao Grupamento Operacional, ao Grupo de Ações Táticas (GAT), ao Grupo Ação Tática com Cães (Atac) e Grupamento Ronda da Capital (Rondac), além do projeto Anjos da Guarda.

O vice-prefeito Orlando Reis destacou a alegria de participar do momento festivo da Guarda Municipal de Belém. “É muito bom estar celebrando essa corporação tão simpática e pela qual a população de Belém demonstra apreço ao trabalho dela. A Guarda zela pelo nosso patrimônio, em um importante serviço para a cidade, sempre em parcerias com as Polícias Militar, Civil e Federal na questão sensível da violência. E quero dar parabéns a essa instituição que goza do carinho e da admiração de todos nós”, elogiou o vice-prefeito.

Em seu pronunciamento durante a cerimônia, o inspetor geral da Guarda Municipal de Belém, Almir Augusto Ferreira, destacou a constante qualificação pela qual a GMB passa. “A Guarda atua de forma educadora, protetora e ostensiva, sempre em busca da segurança pública em Belém, agindo com dignidade e segurança no enfrentamento da violência em nossa capital, e sempre atuando em parcerias importantes como a da Polícia Militar. Isso é fruto também da intensa capacitação dos nossos guardas. Nos últimos anos, mais de 75% dos integrantes da Guarda passaram por cursos de capacitação, para assim melhorar os serviços prestados à sociedade”, enfatizou o inspetor.

Homenagens – A cerimônia de aniversário da GMB começou com a chegada da imagem de Santa Maria de Belém, padroeira da cidade, que ficará durante toda esta sexta-feira na sede da corporação. Aos poucos, autoridades militares e civis tomaram lugar no palanque montado em frente à sede da GMB, na Avenida Pedro Álvares Cabral. A Banda da Guarda Municipal de Belém fez o acompanhamento musical de toda a cerimônia.

As medalhas Mérito Intendente Antônio Lemos foram entregues por Orlando Reis a 11 civis e militares e a 14 guardas municipais. Aldair Cardoso, Fábio Mendes e Dannyson Silva foram alguns desses guardas condecorados, e por uma ação de heroísmo bem especial: em dezembro do ano passado, os três, sob a liderança do subcomandante do grupamento Atac, Ben-Hamid, fizeram o parto de uma moça, dentro de uma viatura, e tudo correu bem.

“É um grande reconhecimento receber essa homenagem. Eu e meus colegas saímos para as rondas de rotina do nosso trabalho e jamais pensamos que iríamos fazer um parto, algum dia. É gratificante porque vemos que prestamos um bom serviço para a sociedade, e nesse caso conseguimos ajudar a salvar duas vidas, a da moça e do bebê”, enfatizou Fábio Mendes, que está na GMB há cinco anos.

O comandante geral da Polícia Militar do Estado do Pará, Hilton Benigno, participou da cerimônia e parabenizou a GMB. “Precisamos destacar, sempre, o trabalho integrado da Guarda Municipal junto à Polícia Militar. Em todos os momentos em que precisamos, a Guarda se fez presente, em uma parceria que busca dar uma abrangência maior na atuação das duas forças. Por isso, parabenizo e acompanho a trajetória da Guarda, desde a sua fundação, e isso é motivo de orgulho e satisfação para todos nós que participamos deste momento de homenagem”, reforçou o comandante geral.

Outro homenageado com a medalha foi o servidor municipal Sérgio Nazareno da Silva, que foi a primeira pessoa a perceber um princípio de incêndio em uma das salas do Palácio Antônio Lemos, onde funciona o Museu de Arte de Belém (Mabe). Sérgio, em um ato de coragem e heroísmos, conseguiu impedir que o fogo se alastrasse nas dependências do prédio histórico.

“Me sinto muito honrado com essa homenagem, porque nunca pensei que eu, um humilde servidor, fosse capaz de cuidar do patrimônio de nossa cidade dessa maneira. Não pensei em nada, quando vi o princípio do incêndio, só queria mesmo era ajudar, e deu tudo certo”, contou Sérgio Nazareno, que é servidor municipal há 12 anos.

A Guarda Municipal de Belém teve a missão ampliada em 2010, passando a ter como competência institucional a segurança urbana municipal e atribuições de proteger e guardar a população, parques, praças, jardins e logradouros públicos do município de Belém. O quartel da corporação fica localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, esquina com a Travessa Soares Carneiro, no bairro do Umarizal.