Guarda Municipal de Belém intensifica segurança nos distritos no último fim de semana de julho

A Guarda Municipal de Belém em conjunto com os outros órgãos municipais e estaduais intensificaram, a partir desta sexta-feira, 30, as ações de segurança nos balneários de Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba e Icoaraci.

O objetivo é garantir a tranquilidade e segurança dos moradores e veranistas no último fim de semana das férias escolares, nos dias 30, 31 e 1° de agosto.

As ações de Segurança do Verão da Gente foi iniciada em 2 de julho e envolve mais de 217 guardas municipais dos grupamentos de Ações Táticas-Gat, Ações Táticas com Cães-Atac, Ronda da Capital (Rondac), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Operacional realizando fiscalização e patrulhamento preventivo nestas localidades.

De acordo com o Subinspetor da Divisão de Operações, Elcio Vale, foi implementada uma nova dinâmica de trabalho, visando otimizar ainda mais o emprego dos grupamentos.

De acordo com Elcio Vale, a GMB atua com o policiamento de viaturas, motocicletas e a pé, além do monitoramento por câmeras instalado na Ilha de Mosqueiro. “Estamos preparados para atender os turistas e para proteger a comunidade local com servidores especializados e treinados para as mais diversas atividades operacionais, como abordagens, prevenção, orientações, patrulhamentos, garante o Inspetor.

Além disso, os agentes realizam operações educativas em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Arcon, Conselho Tutelar, entre outras instituições. Os guardas vão intensificar o patrulhamento com viaturas nas áreas litorâneas, principalmente para inibir a ação de furtos, roubos, arrombamentos, tráfico de drogas e situações de maior periculosidade.

A Guarda Municipal de Belém pede a participação da população. Qualquer informação pode ser repassada pelo Disque-denúncia 153.

Mosqueiro – No Pórtico de Mosqueiro, no horário de 7h às 12h, veículos particulares, tais como, ônibus, micro-onibus, vans e motocicletas são vistoriados, os condutores e passageiros abordados para conferência de documentos.

As praias recebem rondas e ações de combate ao uso de linhas enceradas e chilenas. A Praça da Vila recebe reforço durante o horário de maior movimento. Além disso, são realizadas operações em conjunto com a Polícia Militar, para o cumprimento das medidas adotadas pelo Decreto Estadual de combate ao novo coronavírus. Outeiro recebe reforço com rondas durante o período da manhã e da tarde, nas praias Grande e do Amor. No distrito de Icoaraci tem segurança nos horário de maior movimento no Trapiche de embarque e desembarque e na orla. Já em Cotijuba os motopatrulheiros fazem patrulhamento e segurança, desde o trapiche até a praia do Vai Quem Quer.

Texto: Thais Veiga