Guarda Municipal de Belém integra a Operação Festas Seguras

Começou na manhã desta quarta-feira, 11, a Operação Festas Seguras, da Guarda Municipal de Belém (GMB), que tem o objetivo de reforçar, durante o período de compras de Natal, a segurança da população e dos grandes centros comerciais na região central da capital e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.

“A ação ocorre todo ano a fim de prevenir crimes e coibir pequenos delitos e tem parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup)”, disse o inspetor de planejamento da Guarda, Antônio Carlos Tavares.

Segundo o inspetor, este ano a operação contará com um reforço de 40 guardas em seis carros e 21 motocicletas fazendo rondas e patrulhamento ostensivo e preventivo nas áreas do Centro Comercial e shoppings da capital e nos distritos. “Durante a ação, os agentes irão fazer rondas, abordagens em veículos e revista pessoal visando evitar que os consumidores e lojistas sejam lesados”, explicou Antônio Carlos.

A ação ocorre de segunda a sexta-feira e seguirá até o dia 6 de janeiro. As rondas serão realizadas das 8h às 21h nos dias de semana e até as 22h aos sábados e domingos. “Colocamos uma fração de cada grupamento tático e operacional da corporação na rua, fazendo policiamento em maior volume no Mercado de São Brás, no Entrocamento, na Cidade Velha, na Campina, no centro comercial dos bairros da Pedreira, Guamá, Terra Firme, Reduto e adjacentes. Lembrando que Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro também receberam reforço com rondas na área do comércio”, explicou o Inspetor Roberto Campos.

Roberto reforça que, além da Operação Festas Seguras, a GMB permanecerá com as ações da Operação Belém Segura e as Operações Integradas Barreira e Duas Rodas.

A GMB orienta consumidores e lojistas sobre a importância de estar sempre atento ao que ocorre ao redor e, em caso de identificação de anormalidade ou suspeita, pode ser acionada a Central de Comunicação, por meio do telefone 153.

Texto: Thais Veiga