Guarda Municipal de Belém ganha novo grupamento

Visando uma atuação eficiente e a redução do índice de criminalidade, a Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), intensifica e aprimora o atendimento a população, com a criação de um novo grupamento motorizado, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

O grupo, criado mediante portaria no último dia 21 de janeiro, tem a finalidade de prestar apoio às ações do SOS Mulher e do SOS Paz, aplicativos desenvolvidos pela Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), responsáveis por atuar no monitoramento e pronta resposta às mulheres em situação de medidas protetivas e na segurança no entorno de algumas escolas municipais.

Além de atender as ações do SOS, o grupamento também realiza rondas ordinárias do dia a dia, é o que explica o guarda Denilson Medeiros, que atua no novo grupamento. “Nós atendemos o SOS, rondas ostensivas na capital, fazendo esse trabalho em conjunto com o motopatrulhamento. O ROMU amplia a demanda para atender a capital”, explicou.

O novo grupo de ações da GMB conta com 12 motos e servidores especializados para atuarem nas operações. Segundo o comandante da Guarda Municipal, Inspetor Almir Ferreira, a criação de um novo grupamento é para dar mais celeridade às demandas.

“A Guarda Municipal de Belém visa expandir seu poder de abordagem e rapidez no atendimento aos nossos munícipes. Todos os servidores que compõem este grupamento estão capacitados e treinados para desempenhar suas funções, garantindo o cumprimento da lei e da ordem”, explicou o comandante, que ressaltou o objetivo de prestar esse serviço a população. “Nosso objetivo sempre foi e sempre será o de prestar segurança à população de Belém, reforçando as nossas ações e diminuindo o índice de criminalidade”.

Atualmente, a GMB conta com seis grupamentos, o Grupo de Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (ATAC), Ronda da Capital (Rondac), o Operacional, a Banda de Música da Guarda, além do ROMU. Com foco na prevenção, rondas diárias, ordenamento público e preservação do patrimônio municipal.

Matéria originalmente publicada na Agência Belém.