Guarda Municipal de Belém contribui para uma cidade mais segura

Frequentador assíduo da Praça da República, o personal trainer Célio Lobato, de 51 anos, está no local quase todos os dias da semana, pela manhã, logo cedo, ou no início da noite, orientando seus atletas. A presença constante da Guarda Municipal de Belém tem deixado o trabalho do empresário mais seguro. Célio parabeniza o trabalho dos agentes de segurança. “Eu e meus alunos estamos aqui de segunda a sábado e posso dizer que sempre vejo os guardas municipais em vários locais da praça, o que deixa a gente mais tranquilo para realizar nosso treino”, diz.

Essa tranquilidade pode ser traduzida em números. A Guarda Municipal de Belém apresentou, nesta semana, balanço das ocorrências registradas pela segurança municipal no período de janeiro a junho deste ano. Ao todo, foram 432 ocorrências, 6% a menos do que as registradas no mesmo período em 2017. O balanço do semestre aponta, ainda, que os principais registros estão relacionados a roubo, furto, entorpecente, danos e depredação.

Durante os seis primeiros meses do ano, 284 pessoas foram detidas e/ou encaminhadas à delegacia, entre estas, 263 maiores de idade e 21 menores. Ao todo, foram apreendidas 400 porções de entorpecentes, um aumento de mais de 200% comparado ao ano anterior, quando houve a apreensão de 127 porções. “Conseguimos intervir em situações como veículos roubados, tráfico de drogas e afins, violência contra mulher, porte ilegal de arma, entre outros crimes”, conta o guarda motopatrulheiro, Alexandre Mesquita. “Durante todo trabalho realizamos rondas, buscas pessoais e atuamos juntamente com outros órgãos de segurança pública”, completa.

Além das detenções, a Guarda Municipal apreendeu 112 armas (93 armas brancas, oito simulacros e onze armas de fogo), e recuperou 36 celulares e 53 veículos, destes, 11 carros e 42 motocicletas.

O mês de maio foi o que mais registrou detenções por porte de arma ou assalto, e conduções, por consumo de entorpecentes no semestre, sendo 106; seguido do mês de junho, com 56. O estudo aponta, também, os bairros que apresentam o maior índice de ocorrências: Jurunas, Campina e Comércio.

Registro – Para o Inspetor Geral da GMB, Almir Ferreira, o aumento no número de apreensões se dá pelo trabalho da Prefeitura de Belém, com o patrulhamento ostensivo e buscas pessoais em locais comumente usados para a prática criminosa. “Houve um maior direcionamento para esse tipo de atuação, principalmente nos logradouros públicos e escolas. Recentemente, por exemplo, durante um patrulhamento, conseguimos apreender 3kg e 167g de maconha prensada, um quantitativo considerável”, destaca o inspetor.

No quadro funcional da Guarda, há, hoje, 1.160 agentes atuando em 49 postos, além de rondas e patrulhamento em toda capital. De acordo com o Inspetor Chefe de Divisão de Operações, Guilherme Freitas, o trabalho integrado com as forças de segurança vem gerando diversas ações preventivas focando na redução da criminalidade. “Temos uma meta de atuar cada vez mais intensificando rondas ostensivas com abordagens preventivas, visando à redução dos índices de violência em nossa cidade, contribuindo para uma ação de paz”, finaliza Freitas.

Projetos – Ações idealizadas pela Prefeitura de Belém contribuem para o balanço positivo divulgado, como a ronda escolar e o “Guarda Amigo da Escola”, onde os agentes realizam policiamento em unidades educacionais em áreas de risco e orientam estudantes através de palestras nas escolas. A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Amália Paumgartte, no Guamá, Walnize Costa, está satisfeita com o trabalho da GMB. “A presença da segurança da Guarda, todos os dias, aqui na nossa escola é importantíssima e o trabalho de socialização desenvolvido por eles é de excelência”, ressalta. A escola Amália recebeu o projeto Guarda Amigo da Escola em março deste ano.

Atualmente, a Guarda Municipal faz a segurança, por meio de rondas, em 154 escolas municipais e Unidades de Educação Infantil (UEI).