Guarda Municipal aumenta fiscalização na capital e distritos para conter o avanço da Covid-19

A Guarda Municipal de Belém divulgou nesta sexta-feira, 5, o balanço das ações de fiscalização na capital, no período do dia 1° de fevereiro até o dia 4, para o cumprimento do Decreto Metropolitano, que institui regras mais rígidas para o controle da pandemia da Covid-19 na capital e Região Metropolitana. O disque-denúncia (153) recebeu 185 ligações e foram realizadas mais de 70 fiscalizações em estabelecimentos comerciais de Belém.

A ação é realizada em conjunto com outros órgãos municipais e o sistema de segurança pública estadual, e diariamente, são fiscalizado estabelecimentos comerciais, restaurantes, praças, praias, quadras de esporte e transporte coletivo, visando a orientação da população.

De acordo com o balanço semanal, foram fiscalizados 116 ônibus e 18 veiculos do transporte alternativo. Os grupamentos Ronda da Capital (Rondac), Ronda Ostensiva Municipal e o de Ações Táticas atuaram na fiscalização em locais com grande movimentação, como as praças do Jaú, Doroth Stang, Brasil, Batista Campos, além do Portal da Amazônia e Ver-o-Rio, orientando mais de 300 pessoas sobre a necessidade de cumprimento das regras sanitárias.

Joel Ribeiro, Inspetor Geral da Guarda Municipal de Belém, destaca que o trabalho de orientação vem sendo intensificado e solicita a colaboração da população para o cumprimento das medidas, como o distanciamento e a utilização de máscaras em locais públicos.

“Ainda estamos encontrando um número grande de pessoas circulando, aglomerando e sem a proteção individual. Estamos tendo dificuldades nas quadras de esportes em geral, os guardas chegam, orientam, explicam o que está estabelecido no decreto, fazem a dispersão e quando os agentes saem tudo volta ao normal”, lamenta Joel Ribeiro.

Vários estabelecimentos comerciais, como restaurantes e lojas de convivência também foram visitados pelos agentes municipais. Ao todo, a GMB fiscalizou mais de 70 estabelecimentos, orientando os proprietários e clientes sobre as medidas de prevenção.

Na praia Grande na ilha de Outeiro, distrito de Belém, os agentes da GMB fizeram ações e orientação para mais 40 pessoas que se encontravam no local.