Guarda de Belém inicia nesta sexta-feira, 2, a operação Verão da Gente

A partir deste sexta-feira, 2, a Guarda Municipal de Belém (GMB) dará início à operação Verão da Gente nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba e Icoaraci. Para o desenvolvimento das ações, 216 agentes municipais dos Grupamentos Operacional e Táticos foram escalados e somará com o efetivo que já atuam nestas localidades. O objetivo é ampliar o atendimento de proteção à população e aos veranistas, principalmente nas praias e espaços públicos.

O serviço da GMB está direcionado a todos os espaços públicos de Belém, sem gerar prejuízo ao atendimento às demandas ordinárias da capital, que nos finais de semana também terá reforço na orla do Portal da Amazônia, praças e terminal Fluvial Turístico de Belém, Ruy Barata, localizado na Praça Princesa Isabel. Além do policiamento preventivo e ostensivo, os agentes atuarão na fiscalização em cumprimento das normas sanitárias descritas do Decreto Estadual, n° 800, para combater a transmissão da Covid-19.

“A temporada de verão este ano será diferente, ainda estamos no momento de pandemia e, por conta disso, elaboramos um planejamento que intensifica ações para que todos possam ter um verão mais seguro. O foco é voltado para o policiamento preventivo e especificamente à proteção e conscientização sobre os protocolos sanitários que os veranistas devem seguir. Vamos redobrar a atenção com as medidas do decreto em vigor. Todo esse esforço se faz necessário para a segurança e proteção de todos”, explicou inspetor Geral da GMB, Joel Ribeiro.

Monitoramento Integrado na Ilha de Mosqueiro

Este ano os agentes de segurança vão contar com o suporte do ônibus de monitoramento da GMB para auxiliar na segurança preventiva durante o período do verão. O veículo vai funcionar integrado com outros órgãos da segurança pública e ficará estacionado às proximidades do Caramanchão, na Praia do Farol.

Com tecnologia avançada, o veículo funcionará diariamente e contará com sete câmeras de alta definição e com outras câmeras interligadas ao monitoramento do Centro Integrado de Operações (Ciop). O sistema será monitorado por agentes da Guarda Municipal, do Ciop e da Segup. A ilha de Mosqueiro receberá ainda o reforço de 110 guardas dos Grupamentos de Ações Táticas (GAT), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e os motopatrulheiros da Ronda da Capital (Rondac). Contará também com nove viaturas e nove motos, que vão somar aos 42 guardas que já fazem parte da inspetoria da região distrital.

A atuação na localidade vai começar no pórtico de entrada com fiscalização conjunta com outros órgãos da segurança pública. Além de rondas específicas nas praias. A praça da Matriz, na Vila, também receberá efetivo.

O distrito de Icoaraci receberá reforço no Trapiche e na orla. Em Outeiro, a segurança vai ser reforçada por 38 agentes, dois cachorros e duas viaturas do Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac). A ação será realizada na entrada do distrito, nos bairros, na praia Grande. A ilha de Cotijuba contará com oito motopatrulheiros do Rondac, fazendo segurança e ronda, desde a área do trapiche até a praia do Vai Quem Quer.

Para contribuir com as ações da Guarda, a população está com o 153 disponível para acionar os agentes da GMB.