GMB realiza neste final de semana Operação Saturação nos logradouros de Belém

A Guarda Municipal de Belém realizou a ” Operação Saturação “, a primeira do ano 2021, ocorrida na noite deste sábado (9) e que continua neste domingo (10). A ação tem como meta principal a prevenção, com o intuito de reprimir a prática de roubos, furtos e depredação do patrimônio público, além de intensificar a presença dos agentes da segurança municipal nos locais em que há mais necessidade.

Com emprego de 48 guardas municipais dos grupamentos táticos e operacional e a utilização de dez viaturas e 20 motocicletas, o patrulhamento preventivo foi realizado nos espaços públicos da área central e centro histórico da capital.

Segundo o Inspetor Geral da GMB, Joel Monteiro Ribeiro, esse modelo de ação, com a presença maciça de patrulhamento, reduz os índices de ocorrências nos espaços públicos. ” Precisamos estar sempre presente com ações de prevenção e de aproximação com a sociedade, “, afirma Ribeiro.

A “Operação Saturação” com ênfase nos logradouros públicos faz parte do planejamento da nova gestão da instituição, que assumiu no último dia 4, de janeiro e seguirá com ações diárias.

“Assumimos e já estamos planejando e executando as atividades, principalmente a de prevenção em toda a cidade. Nossas ações serão específicsegue com ações diárias. as de acordo com a necessidade de cada região”, ressalta o inspetor.

Joel explica que readequações no serviço dos guardas municipais já estão ocorrendo, com o objetivo de fortalecer a aproximação da instituição com a comunidade. “ A participação da população é muito significativa. Precisamos tê-lo como nossos aliados”, assegura.

Balanço da Operação:

Durante a Operação Saturação dez espaços públicos foram fiscalizados, entre eles: Praça Waldemar Henrique, Praça dos Estivadores, Complexo do Ver- o- Peso, Praça do Relógio, Frei Caetano Brandão, Praça do Carmo, Portal da Amazônia, Batista Campos, Praça Santuário de Nazaré, Praça Princesa Isabel e Praça da República.

Durante a ação cerca de 82 pessoas foram abordadas. O balanço apontou duas pessoas encaminhadas para sistema para averiguação. Já neste domingo (10), dando continuidade à Operação Saturação, um casal foi detido e encaminhado para a Seccional de São Braz por tráfico de entorpecentes. Durante abordagem foram encontrados 12 pacotinhos de substância semelhante à cocaína.