A Guarda Municipal de Belém, há 9 anos, acompanha a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nas peregrinações por órgãos públicos da Capital.

Através dos grupamentos Ronda da Capital (Rondac) e Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), a GMB protege e cria estratégias de deslocamento nas ruas de Belém para passagem da Santa.

Ao todo, 16 homens treinados em escolta de autoridades, já que a Santa é investida desse status durante o período do Círio, fazem cerca de 350 visitas em 3 meses de peregrinações.

A missão, além de ser encarada com enorme responsabilidade pelos homens da Corporação, é também cumprida como um ato fé.