GMB intensifica ações de fiscalização contra aglomerações neste fim de semana

A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, realizou durante o fim de semana diversas ações conjuntas de fiscalização preventiva nas praias dos distritos de Outeiro e Mosqueiro para evitar aglomerações e a propagação do coronavírus (Covid-19).

Os agentes percorreram as faixas de areia orientando a população sobre a mudança do bandeiramento da região, passou para laranja – risco médio -, e sobre as novas medidas de prevenção, previstas no Decreto Metropolitano, N°800, que restringe o uso das praias durante o período de 15 dias.

Além disso, comércios, estabelecimentos, praças e espaços públicos de Belém e Icoaraci, também receberam fiscalização durante o sábado (30) e este domingo(31).

“Orientação é a palavra de ordem durante toda a ação. Estamos conversando e explicando sobre o vírus, a necessidade e obrigatoriedade do uso de máscaras, álcool em gel e que qualquer tipo de aglomeração não é permitida”, explica o coordenador da Inspetoria de Mosqueiro (IRMO), inspetor Manoel Arnoud.

Arnoud pede que a população colabore e faça a sua parte. “O cidadão precisa ser responsável com a sua vida e de outrem. Se cada pessoa seguir as normas de combate à disseminação da Covid-19 já estará ajudando com o nosso trabalho e principalmente com a diminuição de contágio”, ressalta o inspetor.

Detalhamento das ações

No sábado, em Mosqueiro, 59 pessoas foram orientadas sobre a proibição de uso das praias e 13 barracas foram vistoriadas pelos agentes da Inspetoria do distrito.

Na ilha de Outeiro, na Praia Grande, o Grupamento de Ações Táticas com Cães ( ATAC), orientou 32 pessoas e seis barracas.

Durante o período noturno, a Orla de Icoaraci recebeu a fiscalização da GMB, através do Grupamento Ronda da Capital ( RONDAC), em parceria com o 10°Batalhão da PMPA. Durante a ação, 18 estabelecimentos receberam a visita dos agentes e destes,11 foram notificados e quatro fechados.

O Portal da Amazônia também recebeu ações dos agentes da Ronda Ostensiva Municipal ( ROMU). Na orla, 120 pessoas receberam orientação sobre o uso correto e obrigatório das máscaras de proteção individual.

Neste domingo, em Mosqueiro, nas praias do Farol, Chapéu Virado, Murubira, São Francisco e Ariramba, durante o período de 10h às 16h, foram realizadas pelos agentes orientações e arbordagens em 56 pessoas e 21 barracas.

Em Outeiro,15 banhistas foram retirados da praia e 25 pessoas foram orientadas sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras no calçadão. Além disso, cinco restaurantes receberam explicações sobre as normas do decreto em vigor.

Em Belém, a GMB acompanhou a realização de carreatas no centro da cidade durante o dia e os agentes realizaram orientações nas praças com maior movimento, como a Praça da República e Princesa Isabel.

O disque-denúncia da Guarda Municipal (153) recebeu no período de 7h do sábado às 16h deste domingo, 47 ligações, destes, 60% dos registros foram sobre aglomerações em estabelecimentos comerciais, como restaurantes e supermercados.

As ações de fiscalização e orientação vão continuar até a vigência do decreto, e a população pode fazer denúncias sobre estabelecimentos que não cumprirem as regras do decreto, ligando para o 153.