GMB divulga balanço do Verão da Gente no segundo final de semana de julho

Mais de 3 mil pessoas orientadas sobre o uso obrigatório de máscara, do álcool em gel e cumprimento da medida de distanciamento em Belém. Este foi um dos resultados da Operação “Verão da Gente”, realizada pela Guarda Municipal (GMB) nos distritos de Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro e ilha de Cotijuba, no segundo final de semana de julho.

O órgão de segurança contabilizou ainda, no sábado e domingo, um total de 193 denúncias pela central 153 e 415 veículos, entre carros, motos, ônibus e vans, fiscalizados na entrada dos Distritos de Outeiro (159 veículos) e Mosqueiro (256).

A subcoordenadora do grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu), inspetora Joelma Miranda, avaliou como intensa o movimento nos balneários dos distritos e ilhas de Belém. “O fluxo de veículos, banhistas nos rios e pessoas circulando foi significativo”, disse.

Segundo ela, em parceria com outros órgãos de segurança, o serviço dos agentes do órgão se estendeu para atender casos de embriaguez, poluição sonora e fiscalização nos estabelecimentos comerciais.

Pipas – A atuação da GMB teve um caráter educativo e preventivo no trapiche de Icoaraci e balneários, entre eles, praias do Farol e Chpéu Virado, em Mosqueiro. Para isso, os agentes fizeram distribuição de máscaras e recolheram, somente no domingo, oito carretéis e três rolos fracionados de linhas cortantes, entre enceradas e chilenas.

O subcoordenador da Inspetoria de Mosqueiro, inspetor Jean Carlos Costa, comentou que “os guardas estão patrulhando as áreas praianas verificando o uso da linha proibida pela Lei Municipal, n° 9.455. Quando constatamos que a linha é inadequada, orientamos o cidadão a recolher o material”.

Ele lembra que pela legislação é proibida, no âmbito do município de Belém, a comercialização da linha encerada com quartzo moído, elementos que componham ferro e demais metais, óxido de alumínio, conhecida como “Linha Chilena” (ou linha indonésia nylon e calonge, linha de pipa kalong, linha indonésia pipa samurai). A norma municipal visa que na capital paraense as pipas só podem ser solta por maiores de 18 anos ou por menores acompanhados de seus responsáveis legais.

Este ano, a Operação “Verão da Gente” é realizada pela GMB abrange na capital paraense e regiões distritais de Belém – Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro – e ilha de Cotijuba, com um reforço de 217 agentes percorrendo os bairros, praias, praças e espaços públicos, com foco na segurança preventiva.

Serviço
Em caso de necessidade, a população pode ligar para a central 153. O serviço é gratuito e funciona 24h.

Texto: Thais Veiga