Fiscalização para cumprimento do lockdown na capital e distritos começa nesta terça-feira, 16

GMB manterá barreiras na capital para controlar o fluxo de pessoas durante o lockdownSem Descrição

A Prefeitura Municipal de Belém, começa nesta terça-feira, 16, a fiscalização, através da Guarda Municipal de Belém (GMB), nas ruas da capital e distritos para cumprimento do Decreto Estadual, que instituiu o lockdown (suspensão das atividades não essenciais) na capital paraense e Região Metropolitana para evitar a expansão da Covid-19 na cidade.

o planejamento do comando da GMB é para iniciar as atividades de fiscalização a partir das 6 horas, com quatro barreiras na capital nos seguintes trechos: Avenida Almirante Barroso com avenida Tavares Bastos; Avenida Júlio César com Avenida Pedro Álvares Cabral; Rua da Yamada em frente ao Jardim Espanha e na rotatória do bairro do Tapanã.

A GMB vai utilizar um efetivo de cerca de 80 agentes na Operação Lockdown, diariamente, durante os sete dias em que vigora o decreto. As barreiras são integradas com outros agentes da Segurança Pública do estado, visando ao controle do fluxo de pessoas na cidade, a fim de assegurar apenas o tráfego para atividades essenciais, como prevê o decreto.

Serão utilizados na Operação Lockdown da GMB, agentes do Grupamento de Ações Táticas ( Gat), Grupamento de Ações Táticas com Cães ( Atac), Ronda da Capital( Rondac), Ronda Ostensiva Municipal ( Romu) e operacional.

As barreiras de fiscalização funcionarão no horário das 6h às 10 h e de 17h às 21 horas, quando começa o toque de recolher em todo o Estado do Pará.

Também haverá fiscalização nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, juntamente com fiscais das agências distritais e a Polícia Militar.

Feiras e Mercados

Juntamente com fiscais da Secretaria Municipal de Economia (Secon), agentes da GMB também vão manter a fiscalização em feiras e mercados da capital paraense, a fim de garantir o uso de máscaras, evitar aglomeração e o uso de álcool em gel nas barracas, como forma de prevenção à Covid-19.

A fiscalização nas feiras e mercado ocorrerá das 6 às 12 horas nos bairros do Jurunas, Cremação, Guamá e Terra firme.

Vacina

Equipes da Rondac vão assegurar escolta de vacinas para os pontos de vacinação neste período. Após será feito patrulhamento nos locais de vacinação para evitar aglomeração.

Prefeitura Municipal de Belém