Escola Municipal Padre Leandro recebe ação do projeto Guarda Amigo da Escola

Escola Municipal Padre Leandro recebe ação do projeto Guarda Amigo da Escola

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Leandro, no bairro do Guamá, recebeu na manhã desta terça-feira, 10, a visita dos cães adestrados do Grupamento de Ações Táticas com Cães ( Atac) da Guarda Municipal de Belém(GMB). Essa foi a primeira escola atendida em 2022, após o retorno das aulas presenciais.

A atividade faz parte do projeto Guarda Amigo da Escola, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da GMB. O objetivo é mostrar às crianças as atividades de segurança desenvolvido pelo canil da corporação e também, por meio de conversa e de forma lúdica, levar ações educativas e de combate ao uso de drogas, bullying, proteção e preservação do patrimônio público, além do estreitamento da corporação com a comunidade escolar.

Paz social – O subinspetor geral da GMB, Sindeval Bittencourt, explica que a Guarda está montando uma nova programação de apresentação para as escolas, visando a paz social e estreitamente entre GMB e a comunidade escolar, por meio da educação social e de valores morais, com o intuito de minimizar o envolvimento com a criminalidade.  

“A Guarda Municipal tem o papel de cuidar da segurança e manter a ordem pública, portanto, estamos inseridos na comunidade escolar, que abrange os alunos, profissionais da educação e os pais. Somos uma instituição cidadã e queremos aproximar, cada vez mais, a população da Guarda Municipal, neste caso, em especial, as nossas crianças, levando maior segurança e informações nesta etapa importantíssima para a formação do indivíduo”, afirmou Bittencourt.

Programação – Durante a programação, os guardas municipais adestradores interagiram com os alunos do 5° ano do ensino fundamental e simularam ações reais de faro e obediência com as cadelas treinadas, Índia e Charlotte.

Os estudantes, de 10 anos, Iuri Melo e Raí Tavares, estavam eufóricos com a presença da GMB e dos cães. “Achei tão legal e engraçado, quando as cachorras entraram na sala de aula, que eu gritei”, contou Raí.

O colega de Raí, Iuri, disse que adorou a apresentação e comentou que quer ser guarda e trabalhar com os cães. “Acho que quero ser guarda e gostei de abraçar e de passar a mão nas cachorras,” disse Iuri.

Manhã divertida – Izalbete Leopoldino e Tatiane Meireles, coordenadoras da escola municipal, que atualmente atende 1.028 alunos, destacaram a importância da visita. “Que manhã divertida e mágica para as nossas crianças. A GMB está sempre presente com as rondas diárias, e agora com essa apresentação maravilhosa de cidadania, respeito e cuidados com os animais, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o trabalho tão bonito realizado pela corporação”, destacou Izalbete.

Serviço: O Projeto Guarda Amigo da Escola está disponível a todas as escolas municipais, estaduais e particulares e pode ser solicitado por meio de ofício, encaminhando para o emailgmb@gbel.pmb.pa.gov.br.

Texto:

Thais Veiga