Escola Municipal Alana de Souza Barboza recebe as ações do projeto Guarda Amigo da Escola

A comunidade escolar da Escola Municipal de Educação Infantil Alana de Souza Barboza, localizada no bairro Ariri Bolonha, recebeu nesta quinta-feira, 24, o projeto “Guarda Amigo da Escola”. A visita integra as ações da Guarda Municipal de Belém (GMB) junto às escolas municipais e estaduais, que incluem orientação sobre o serviço da Guarda, por meio do civismo, apresentações socioculturais com a Banda de Música da Guarda Municipal de Belém e o “dog show”.

“A intenção é aproximar ainda mais a Guarda Municipal da comunidade escolar”, ressaltou Daniele Cardias, inspetora da Guarda e coordenadora do projeto.

Ansiedade – De acordo com a diretora da escola, Denilma Costa, os alunos já estavam ansiosos e curiosos sobre as ações do Guarda Amigo da Escola. “Além dos alunos, também convidamos os pais para participarem da ação, para que eles tenham a chance de conhecer os serviços oferecidos pela Guarda Municipal de Belém”, destacou a diretora.

Denilma salientou que as crianças sabem que podem contar com os serviços dos agentes municipais. “A Guarda Municipal está presente, em todos os dias, na nossa escola com a ronda escolar, e nossos alunos levam essas informações para fora da escola, em um exercício de cidadania”, comentou Denilma.

As mais de 300 crianças da escola, com idades de 4 a 5 anos, interagiram durante toda programação que foi montada, de acordo com a faixa etária dos pequeninos.

Programação – Os músicos da banda da GMB iniciaram a programação com os hinos do Brasil e de Belém cantados pelos adolescentes do projeto Anjos da Guarda. A banda seguiu com um repertório variado, com músicas infantis conhecidas pelas crianças, que participaram com muita animação e alegria.

Houve também a demonstração de cada um dos instrumentos que compõem a banda,  dando a possibilidade de as crianças ouvirem suas características e sonoridade.

Antônio Cleiton, de 37 anos, pai da aluna Ana Ketlin, de 5 anos, parabenizou o projeto. “Foi uma oportunidade para mim e para os alunos. Recebemos novos conhecimentos. Não conhecia esse lado dos guardas, achei muito importante, porque mostrou aos alunos que a Guarda não é só segurança. Hoje, conheci mais sobre a função dos agentes”, disse Antônio.

Após a ação dos músicos, o grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) entrou em atividades com a apresentação do canil.

A cadela Charlotte, da raça Golden Retriver, de sete meses, a caçula do canil, socializou e fez demonstração de obediência com a criançada. A cadela Índia, uma labrador de 5 anos, fez uma demonstração, na qual procurava através do faro, sua especialidade, uma bola, que estava dentro de uma das sacola espalhada pelo salão da escola.

“Atividades como estas rompem barreiras e mostram pra sociedade, desde cedo, que a corporação não é repressora. Esse contato dos cães com as crianças é importante e possibilita a divulgação do nosso trabalho”, destacou o subinspetor do Grupamento, Waldenor Rodrigues.

Texto: Thais Veiga

Fotos: Marcus Vinícius